Quarta-feira, 20 de novembro de 2024

17º Festival Palco Giratório Sesc inicia nesta sexta-feira, em Porto Alegre

Com dois espetáculos apresentados simultaneamente – um no Teatro do Sesc Alberto Bins e outro na Sala Álvaro Moreira -, inicia nesta sexta-feira (12) a 17ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, em Porto Alegre. O evento está entre os mais renomados festivais de artes cênicas do país e, até o dia 28 de maio, receberá 37 espetáculos de diversas partes do Brasil, em um total de 50 apresentações. Além delas, serão promovidas onze ações formativas gratuitas, que visam criar conexões sobre os saberes da arte e da cultura, e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, vencedor do Prêmio Shell deste ano.

A edição de 2023 do Festival tem como destaques mais espaço para espetáculos de dança, apresentações em diferentes teatros da capital gaúcha e também reflexões sobre a celebração das diferenças e o combate à discriminação – características visíveis logo no primeiro final de semana de evento. Dentre os espetáculos responsáveis por abrir o Palco Giratório no Sesc Alberto Bins, às 19h, está “Imalê Inú Iyagba”, apresentação de dança concebida e estrelada pela dançarina Adnã Ionara, que vem conquistando destaque ao abordar as raízes e o sagrado da mulher ancestral preta através da arte. Simultaneamente, na Sala Álvaro Moreira, já com os ingressos esgotados, será apresentado “aCORdo”, espetáculo de dança dirigido por Alice Ripoll, uma das artistas brasileiras mais conhecidas da área, em uma montagem estrelada por quatro performers nascidos em favelas brasileiras que reflete sobre opressão, intimidação e desigualdades. O trabalho terá uma segunda apresentação, no mesmo horário e local, no sábado, dia 13 de maio, ainda com ingressos disponíveis.

Outro destaque do primeiro final de semana do Palco Giratório é o ator cearense Silvero Pereira. Conhecido pelo grande público por seu trabalho em telenovelas como “Pantanal” e “A Força do Querer”, ele chega ao festival com o espetáculo “Silvero Interpreta Belchior”. O show musical é um tributo a Belchior, um dos maiores nomes da música popular brasileira, com a interpretação de vários sucessos. Serão duas sessões, nos dias 13 e 14 de maio, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa), às 21h, ambas com ingressos já esgotados. 

O festival também dá destaque a vários talentos gaúchos. No sábado, dia 13, às 18h, no Teatro do Sesc Alberto Bins, será apresentado “Ususpiro”, espetáculo de dança concebido pelo artista vencedor do Prêmio Açoriano de Dança, Jackson Brum. A montagem une linguagens como performance, dança, arte urbana e vídeo-dança, e dialoga com o poder de comunicar. Já no domingo, dia 14, às 19h, na Sala Álvaro Moreira, o também gaúcho Gustavo Deon estrela “Corpo casulo”, peça de sua autoria que debate questões sociais que envolvem a transgeneridade.

O 17ª Festival Palco Giratório Sesc é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e segue até dia 28 de maio. A programação completa pode ser acessada no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos através do site ou em qualquer unidade do Sesc/RS no estado. Havendo disponibilidade, eles ainda poderão ser comprados nos locais dos espetáculos, até uma hora antes do início das apresentações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Projeto Crianças Virtuosas retorna com lançamento de “A Vida Neste Minutinho”, “O Baldinho Invisível” e “Livro de Atividades”
Encontro Holístico Prosperar, será realizado nos dias 27 e 28 de maio, de forma híbrida, em Portugal
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play