Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 24 de fevereiro de 2025
A ora-pro-nóbis é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que vem ganhando destaque na gastronomia, deixando de ser apenas ornamental para se tornar um ingrediente nutritivo e versátil.
Rica em antioxidantes, a planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater os danos dos radicais livres. No entanto, para quem deseja cultivá-la e incluí-la no cardápio, alguns cuidados são essenciais para garantir um bom desenvolvimento e melhor aproveitamento. Confira as principais dicas
Cuidados com a ora-pro-nóbis
De acordo com a matéria de Regina Célia Pereira para o Estadão, na editoria Saúde, o engenheiro-agrônomo Nuno Madeira aponta que a poda é um fator muito importante, pois é ela que garante as folhas novas, macias e saborosas.
Além disso, ainda na área de cultivo, o especialista também traz um cuidado importante de não encharcar a planta, pois ela é de uma espécie da família dos cactos e só precisa ser regada duas vezes por semana.
Já na questão alimentar, um conselho comum entre os seus consumidores é dar uma leve cozida na planta para reduzir seus compostos anti-nutricionais. Porém, nada impede que a PANC possa ser consumida cru e em saladas com outras verduras – como aponta o engenheiro-agrônomo. Confira receitas com a ora-pro-nóbis.
O principal nutriente da ora-pro-nóbis é a proteína. É possível encontrar 2,7 gramas de proteínas em 100 g de folhas. Nos suplementos, a concentração de proteínas é ainda maior.
O consumo de ora-pro-nóbis também pode auxiliar na perda de peso. “As fibras da planta formam um gel dentro do estômago, preenchendo o órgão e promovendo a saciedade. Além de evitar a fome, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirma a endocrinologista Carolina Mantelli.
Angu com creme de ora-pro-nóbis
Ensinada pelo Salvatore Loi, essa receita prática de angu leva creme de ora-pro-nóbis e é perfeita para diversificar no repertório de refeições. Para a sua finalização, você pode adicionar uma colher de gel de músculo e cebulet para acentuar os sabores.
Bolo de abóbora e ora-pro-nóbis
E se o seu paladar prefere receitas mais voltadas para o lanche da tarde, esse bolo macio de abóbora e ora-pro-nóbis será o prato que você procura. Um dos fatores positivos – para além do sabor – é que esse bolo é cheio de benefícios e tem um modo fácil de ser feito. As informações são dos portais Estadão e Metrópoles.