Segunda-feira, 25 de novembro de 2024

52ª edição do Prêmio Exportação RS celebra setor em noite de emoção e retomada

Mais de 800 pessoas lotaram a Casa NTX, em Porto Alegre, para a 52ª edição do Prêmio Exportação RS. Grande evento do setor exportador gaúcho, a cerimônia reconheceu empresas e personalidades que levam o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. O evento foi marcado por uma noite carregada de simbologia.

O Conselho do Prêmio Exportação, formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho, premiou 68 empresas gaúchas. A cerimônia também contemplou a Distinção Especial de Exportador Diamante, para empresas que, por dez edições consecutivas, foram destaque, e a Distinção Especial de Exportador Ouro, por vencer cinco vezes consecutivas, respectivamente, para Marcopolo (Diamante) e AD Shipping, Druzina Content e Wellour Couros (Ouro).

Uma das surpresas da noite, foi a divulgação do Case da Exportação. Com o intuito de valorizar cada vez mais as histórias inspiradoras dos vencedores do Prêmio Exportação, o Conselho instituiu a categoria em 2023. A distinção premia organizações que apresentarem as melhores estratégias adotadas pela empresa no ano anterior para superar as expectativas do Comércio Internacional, seja com estratégias e inovações apresentadas e evidências de singularidade nos resultados alcançados. Em 2024, a Randon S/A Implementos e Participações foi a vencedora, com o case “Primeiro conjunto 100% elétrico das Américas: um novo marco para o desenvolvimento global da eletromobilidade”.

Além das organizações, o evento premiou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, com o mérito a Personalidade Competitividade Internacional 2024, categoria oferecida a liderança empresarial ou profissional que atue na área de Comércio Exterior e que tenha realizado ações de incentivo a inserção de produtos brasileiros no mercado global.

Para o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, a realização do evento, em um momento em que o Estado ainda busca um recomeço, foi simbólica. “Desde a decisão de mantermos a realização do evento, até essa noite, nosso objetivo foi de vislumbrar um recomeço de nossa economia e por consequência de nossas empresas exportadoras. Apesar das imensas dificuldades, a noite de hoje reforça o compromisso do Conselho com este setor tão importante para o Estado”, avalia.

Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, Ernesto Fagundes e Paulinho Fagundes realizaram uma releitura da canção Origens, composta por Nico e Bagre Fagundes. Durante a execução da música, o telão mostrava uma bandeira do Rio Grande do Sul trêmula suja de lama. No momento do refrão, a bandeira enlameada deu lugar a uma bandeira limpa, perfeita e iluminada, resultando em momento de comoção. A atração foi dirigida por Kiko Ferraz e pelos irmãos Fagundes.

Para fechar a noite, a banda The Hard Working Band entrou no palco da Casa NTX, apresentando seu repertório soul music, que contou com músicas de James Brown, Aretha Franklin, Stevie Wonder e Ray Charles.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Transforma RS e UFRGS.

 

Sobre o Prêmio Exportação

O Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2023, foram reconhecidas 69 empresas com sede no RS, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Expoagas 2024 será na próxima semana na FIERGS
Em noite festiva e de honra ao passado, Setcergs celebra 65 anos de história
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play