Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de março de 2023
Há três anos, a jornalista e ex-deputada federal Joice Hasselmann, hoje com 45 anos, decidiu mudar. Em um post no Instagram ela conta que se “sentia incompleta, culpada, triste comigo” e que não se reconhecia ao se olhar no espelho. “O estresse, a depressão, o descontentamento com o que eu estava vivendo me fizeram engordar 20kg. O peso extra era no corpo e na alma porque a culpa de não me cuidar também me castigava”, relatou na rede social.
Em março de 2020, após uma hemorragia, Joice foi submetida a uma histerectomia – a extração total do útero. Ao ouvir os barulhos dos aparelhos da UTI, resolveu cuidar melhor de sua saúde. Para mudar o que via por fora e o que sentia por dentro ela decidiu apostar em uma reeducação alimentar e, para isso funcionar, voltou a preparar sua própria comida, optando por alimentos mais saudáveis.
Ela aproveitou então o pós-operatório para implementar uma dieta drástica. Por 40 dias, ela só tomou caldos brodos, feitos com ossos e cartilagens de animais como boi e frango cozidos em água por longos períodos.
Passada a primeira etapa, ela passou a ingerir legumes, verduras, proteínas e frutas. Aos poucos, foi também incluindo grãos à dieta. Ela monta um cardápio semanal e prepara marmitas para conseguir se manter saudável ao longo da semana. Essa organização foi fundamental para ela seguir a dieta enquanto ainda trabalhava como deputada.
Joice conta que come de três em três horas, evitando assim, longos períodos de jejum. De seu cardápio ela retirou refrigerante, suco de caixinha, açúcar e frituras. Oleaginosas, queijo branco, barras de proteína e iogurte com granola são opções de lanche nos intervalos entre as grandes refeições.
Em busca de uma alimentação mais saudável, ela passou a usar menos sal. Em contrapartida, usa e abusa de temperos naturais. Em vídeos de suas redes sociais, ela mostra seu cultivo de sálvia, tomilho e manjericão.
Aliada à mudança alimentar, Joice Hasselmann também voltou a praticar atividades físicas. “Comecei a me dedicar a uma vida saudável, voltei a cozinhar comida de verdade para mim, fiz uma dieta possível e gostosa e assim consegui ‘entrar nos eixos’. Em 1 ano e dois meses perdi 22kg, fiquei com o semblante mais leve, o sorriso fácil reapareceu e voltei a me reconhecer. Eu gostava do que eu via por dentro e por fora”, escreveu a ex-parlamentar no Instagram.