Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

“A gente vai caminhar para que as pessoas não precisem pagar o Enem”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve neste domingo (5) no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O Inep é o órgão responsável pela organização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é aplicada em todo o País neste e no próximo domingo (12) com o intuito de selecionar estudantes que terão vagas em universidades. Neste domingo, os alunos inscritos no exame fazem as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Na semana que vem, serão feitas as provas de ciências da natureza e matemática.

Os portões dos locais de prova abriram às 12h e foram fechados às 13h. Ao todo, quase 4 milhões de candidatos estão inscritos para o Enem. Lula visitou uma sala de situação do Inep, que monitora a realização do exame. O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Camilo Santana (Educação).

Após a visita, Lula e Santana concederam uma entrevista. O presidente voltou a afirmar que investimentos em educação e defendeu que o país encontre uma forma de tornar o Enem mais atrativo para os jovens.

Uma ideia citada por Lula foi a de isentar os candidatos do pagamento da taxa de inscrição. Neste ano, a taxa de inscrição custou R$ 85.

“Eu digo sempre que investir em educação não é gasto, é investimento. Acho que a gente vai caminhar para que as pessoas não precisem nem sequer pagar taxar do Enem. A gente vai ter que fazer uma combinação para que a gente torne mais atrativa a esses jovens se inscreverem para fazerem o seu Enem e poderem entrar na universidade”, disse Lula.

Atualmente, parte dos candidatos pode solicitar a participação gratuita do Enem. Segundo o Inep, é preciso se enquadrar nos seguintes perfis:

Estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Ser membro de família de baixa renda com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Conforme o Inep, foram mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem neste ano. Dos participantes, 63% (2.481.562) não precisaram pagar pela inscrição e 37% (1.452.430) tiveram de quitar a taxa.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de educação

Ataque em campo de refugiados na Faixa de Gaza deixa mais de 50 mortos
Em reunião com secretário de Estado dos EUA, Autoridade Palestina pede interrupção imediata do conflito entre Israel e Hamas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play