Sábado, 28 de dezembro de 2024

Aberta oficialmente a semeadura da canola no Brasil

O ato realizado neste sábado (30), em Santa Rosa, no noroeste gaúcho, marcou oficialmente o início da semeadura da canola no Brasil. O plantio simbólico foi conduzido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que esteve acompanhado de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, assim como pelo presidente da Fenasoja 2022, Elias Dallalba, integrantes da comissão organizadora e da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola). O ato realizado junto à área da Exporural esteve integrado à programação da feira, que ocorre no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlsson e segue até o dia 08.

A iniciativa foi da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola) e contou com a parceria da Celena Alimentos S/A, De Sangosse, Stara e Agrofer, Advanta, Nuseed, Ferticel, Zimermax e Sicredi.

O presidente da Abrascanola Vantuir Scarantti destaca que a cultura está sendo fomentada há 40 anos no país. “A realização do ato de abertura em Santa Rosa é um fato histórico e marcante para dar um passo a mais para a canola no Brasil. A nível de mundo a canola é a terceira maior oleaginosa e se olharmos para nosso país temos muito ainda a avançar e se tem o potencial de contribuir para alimentar diferentes pontos do mundo”, enfatiza Scaranti.

Segundo a Abrascanola, a canola gaúcha representa em torno de 95% do que é produzido no Brasil. Neste ano a expectativa é de que a área amplie aproximadamente em 45%, chegando a 80 mil hectares no Estado do Rio Grande do Sul, com acesso a mercados internos e externos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Apresentações folclóricas movimentam tarde de domingo no palco Cultural da Fenasoja 2022
Cooperativas da região de Santa Rosa se unem em comissão inédita na Fenasoja 2022
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play