Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de janeiro de 2025
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Adolfo Brito, assumiu de forma interina o comando do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A transmissão de cargo foi realizada pelo vice-governador Gabriel Souza em ato no Salão Negrinho do Pastoreio, nessa terça-feira (14), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Ele ficará à frente do Estado até esta quarta-feira (15). Na quinta-feira (16), o presidente do Parlamento retransmite o cargo ao governador Eduardo Leite, que retorna de um período de férias. Na oportunidade, Gabriel Souza também retoma as atribuições de vice-governador.
Trata-se de uma já tradicional gentileza concedida em janeiro a deputados estaduais em final de exercício da chefia do Parlamento, durante as férias do governador. Pelo rodízio institucional na Assembleia, Brito deixará a Mesa Diretora da Casa no final de janeiro, sendo substituído no cargo pelo colega Pepe Vargas (PT).
Em seu primeiro dia na sede do Executivo, Brito atendeu comitivas do interior gaúcho e representantes de federações e cooperativas. Enquanto nesta quarta, o governador em exercício cumprirá agendas no município de Sobradinho, cidade em que nasceu, e em Candelária onde também terá reuniões com prefeitos e lideranças da região.
Durante discurso, o parlamentar relembrou sua trajetória desde a infância em família humilde até a conquista de sucessivos mandatos, alçando a presidência da Assembleia e, agora, o exercício do cargo de líder do Poder Executivo.
“É um momento de muita emoção. Depois de uma jornada de muito trabalho, de começar engraxando sapato, carregando mala, vendendo fruta, entregando jornal, estou aqui como governador”, disse Brito após a assinatura de transmissão do cargo. “Assumo interinamente o governo do Estado com muita honra e com os pés no chão, como sempre fiz em todos os meus atos políticos. Agradeço ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador Gabriel Souza pela cortesia, reafirmando a parceria que temos mantido na busca de sempre viabilizar o que é melhor para o Rio Grande do Sul”, acrescentou Brito.
Brito destacou, ainda, a importância do diálogo com o interior, em especial para colher informações e sugestões à pauta que foi sua bandeira enquanto presidente do Parlamento: a reservação de água e a promoção da irrigação para enfrentamento às estiagens. “Em parceria com o governo, muitas amarras que travavam o avanço da irrigação já foram desfeitas. O Estado está fazendo investimentos importantes e, do lado do Parlamento, seguiremos trabalhando sistematicamente para colher as necessidades de mudanças na legislação e fomentar a irrigação, essencial para nossa produção, sempre respeitando o cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
O vice-governador, que em 2022 presidiu o Legislativo gaúcho e também recebeu a gentileza do exercício temporário da governadoria, reforçou o simbolismo do ato em respeito à Constituição.
“No Rio Grande do Sul, cultivamos o respeito e o diálogo entre os poderes. Em homenagem à boa relação entre Executivo e Legislativo, em nome do governador Eduardo Leite, é uma satisfação repassar o cargo ao deputado Brito, renovando esse gesto de republicanismo que fortalece e evidencia o nível elevado da nossa política”, afirmou Gabriel, desejando sorte ao governador em exercício no período de interinidade.