Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Ainda com o tornozelo inchado, Neymar posta foto do pé após lesão

No segundo dia de recuperação da entorse no tornozelo direito, o atacante Neymar postou uma foto de seu pé. O registro chama a atenção por mostrar que, quase 48 horas após o jogo contra a Sérvia, o local ainda apresenta inchaço.

O camisa 10 da seleção ainda não participa dos treinos com bola. Enquanto os demais jogadores foram para o CT dar sequência ao treinamento, ele ficou no hotel para se tratar. Assim como o lateral Danilo, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.

O departamento médico da seleção já informou que tanto Neymar quanto Danilo estão fora das próximas duas partidas da fase de grupos. Neste momento, a previsão é de que retornem nas oitavas de final, caso o Brasil confirme sua classificação.

Entenda a recuperação

A recuperação de uma entorse no tornozelo costuma durar de uma semana a dez dias. Desde que deixou o campo de jogo Neymar fez tratamento com gelo. Acordou na última sexta-feira (25) com inchaço no local e foi ao lado de Danilo realizar um exame de imagem, que constatou lesão ligamentar. No caso de Neymar, ainda há um edema ósseo, excesso de líquido inflamatório dentro do osso do pé direito.

A contenção desses edemas é feita com o trabalho de fisioterapia, já iniciado. Quando houver redução da dor e do inchaço, os profissionais da seleção iniciam um trabalho de manutenção do arco de movimento, que implica em avaliar se o atleta aguenta que o tornozelo vire para todos os lados. Uma complicação dessa etapa impede por exemplo que Neymar possa correr normalmente, chutar a bola e usar o pé direito como base de apoio.

Se conseguir tudo isso, a etapa seguinte consiste em fazer um fortalecimento muscular da região para liberação para treinos e jogos. Ou seja, que toda a estrutura que sustenta o tornozelo esteja firme para que, mesmo com alguma dor, o camisa 10 consiga jogar mediante medicação e proteção da área.

De acordo com os médicos especializados no tema, a entorse é a mais comum das lesões ortopédicas. E, ao mesmo tempo, é difícil evitar esse tipo de lesão, muito comum entre os esportistas. O próprio Neymar já sofreu outras entorses, sendo uma das mais recentes a que ocorreu em novembro do ano passado em jogo pelo PSG.

Muitas vezes, nem precisa ser um atleta para sofrer esse tipo de lesão. Uma torção pode aparecer ao pisar em falso em um buraco ou quando o salto do sapato quebra, por exemplo. Em geral, isso faz com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora. Além de dor e inchaço, a região costuma ficar roxa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Copa do Mundo 22

Técnico da Suíça analisa Brasil sem Neymar: “Não ficarão mais fracos”
Entre quatro opções, Tite tentará achar o substituto de Neymar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play