Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Ajuda ao RS fez Balneário Camboriú ficar sem itens de emergência para enfrentar alagamentos, diz prefeita

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, registrou em um dia quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro inteiro. “Todos os esforços são para conter os estragos. Preciso de ajuda, estamos sem equipamentos, colchões… Isso tudo foi destinado ao Rio Grande do Sul “, contou a prefeita do município, Juliana Pavan.

Pavan revelou que estar sem itens básicos para os trabalhos, como galochas e colchões para abrigos.
Segundo ela, a gestão foi “pega de surpresa” com os alagamentos e todos os itens de emergência que a cidade possuía foram destinados ao Rio Grande do Sul, para auxiliar os afetados pela enchente do ano passado. “Estamos sem nada”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo o município, nas últimas 24 horas – entre 12h de quarta (15) e 12h dessa quinta – choveu 197,8 milímetros, quase a média esperada para todo o mês de janeiro, que era de 215 milímetros. Nessa manhã foi decretada situação de emergência.

A prefeitura de Camboriú anunciou a abertura de três abrigos para receber os desalojados. Juliana também pediu à população que só saia de casa se “realmente necessário”. Todos os bairros registram pontos de alagamento.

O município afirma que ao menos 14 unidades de educação foram atingidas. As atividades nos polos de férias foram suspensas e a sede da Secretaria de Educação ficou totalmente ilhada.

Outras cidades

Pelo menos cinco municípios do litoral de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa das chuvas fortes nessa quinta-feira (16), informou a Defesa Civil de Santa Catarina. Até as 18h18, o órgão havia contabilizado 80 pessoas desabrigadas.

Não há informações sobre feridos, mortos ou desaparecidos, mas vídeos divulgados ao longo do dia mostram a situação caótica nas regiões do Litoral Norte e da Grande Florianópolis. A capital de Santa Catarina, por exemplo, teve linhas de ônibus suspensas e voos cancelados. Em Balneário Camboriú, choveu em um dia quase todo o volume esperado para janeiro.

Só o Corpo de Bombeiros atendeu 234 ocorrências em 23 municípios, segundo boletim divulgado às 20h pela corporação. A maioria dos chamados vêm com relatos de veículos e pessoas ilhadas, além de quedas de árvores e muros.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso geológico de risco para fluxo de detritos e deslizamentos entre essa quinta (16) e sexta-feira (17), devido às chuvas. O alerta é para as cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Destacam-se os municípios:

• Itajaí;
• Balneário Camboriú;
• Itapema;
• Porto Belo e Camboriú na região do Baixo Vale do Itajaí;
• Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos na Grande Florianópolis.

Por volta das 16h, a Defesa Civil estadual mandou um alerta severo para o celular de todos os moradores do Estado. Ele alertava para chuva forte e persistente com raios, alagamentos e risco de enxurradas para as próximas três horas. Eles alertaram, ainda, pelo WhatsApp: “Fique no seu ponto de segurança. Não é hora de deslocamento. Precisamos da via liberada para nossas máquinas e veículos de socorro!“

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Empresas aéreas brasileiras Azul e Gol selam acordo de fusão para criar gigante do setor aéreo
Gol e Azul: quando foram fundadas? Para onde voam? Saiba mais sobre as empresas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play