Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Álbuns clássicos de Caetano Veloso e Gilberto Gil ganham versões comemorativas em vinil

Dois álbuns clássicos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, “Transa” e “Expresso 2222”, ambos de 1972, acabam de ganhar versões em vinil para celebrar os 50 anos das obras. “Transa” foi relançando em vinil translúcido branco, já “Expresso 2222”, em vinil verde. As edições comemorativas dos dois discos estão à venda na plataforma de e-commerce da Universal Music Brasil e custam R$ 179,90 cada.

“Transa” nasceu no exílio de Caetano em Londres, durante a ditadura militar. Fora do Brasil desde 1969, ele havia sido autorizado a voltar rapidamente ao país para assistir à missa de celebração pelos 40 anos de casamento dos pais. No Rio, foi interrogado por militares que tentaram convencê-lo a compor uma canção elogiosa à rodovia Transamazônia, um dos principais projetos de infraestrutura do regime.

Caetano respondeu à provocação com “Transa”, lançado em janeiro do ano seguinte, que mistura composições em inglês, como “You Don’t Know Me”, e em português, como “Triste Bahia”, inspirada nos versos do poeta barroco Gregório de Matos. Os arranjos são de Jards Macalé, Tutty Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa.

Já “Expresso 2222”, que chegou às lojas em julho de 1972, é marcado por influências musicais que Gil conheceu também em seu exílio inglês, do qual voltava após três anos. O disco apresenta canções como “Chiclete com banana”, “Back in Bahia” e “Pipoca moderna”, que, anos mais tarde, batizou um trio elétrico comandado por Gil no Carnaval de Salvador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Matthew Perry, de “Friends”, revela que abuso de drogas quase o matou: “2% de chance de sobreviver”
Gusttavo Lima é condenado a indenizar idoso por ter divulgado número de telefone em música
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play