Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Ampliada a faixa etária para doses da vacina contra o rotavírus em Porto Alegre

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para administração das duas doses da vacina contra o rotavírus em bebês. A primeira dose é indicada para os dois meses de idade e pode ser aplicada até os 11 meses e 29 dias.

A segunda dose é aos quatro meses e pode ser administrada até os 23 meses e 29 dias de vida (1 ano, 11 meses e 29 dias). O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. Todas as unidades de saúde de Porto Alegre têm a vacina à disposição.

O objetivo é ampliar o acesso à vacinação de crianças não vacinadas. Para receber o esquema completo de duas doses, a primeira deve ser aplicada antes de completar 1 ano de idade.

O esquema anterior previa a primeira dose até 3 meses e 15 dias e a segunda até 7 meses e 29 dias. “O prazo para iniciar o esquema vacinal era muito curto, o que ocasionava a perda do esquema vacinal contra a doença”, enfatiza o chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da Secretaria Municipal de Saúde, Augusto Crippa.

O rotavírus é um dos principais causadores das doenças diarreicas agudas. O vírus é uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

A gastroenterite é a manifestação clínica da rotavirose, a doença causada pelo rotavírus. Ela é mais prevalente em crianças com menos de cinco anos. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para complicações e quadros graves, podendo evoluir para morte da pessoa doente.

O rotavírus é transmitido de pessoa a pessoa pela chamada via oral-fecal, como ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis. O vírus é encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas.

Os sinais e sintomas clássicos da doença, principalmente dos seis meses de vida aos dois anos, são as ocorrências repentinas de vômitos. Também podem aparecer diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo e febre alta.

A prevenção inclui a vacinação de bebês no esquema indicado pelo Ministério da Saúde, práticas de higiene e higienização e consumo adequado de alimentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Fundação O Pão dos Pobres promove festividade de final de ano aberta à comunidade em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play