Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 27 de setembro de 2023
Com 74 anos de idade, Antonio Fagundes conta que já sofreu etarismo no ambiente profissional. Segundo ele, o autor Gilberto Braga, que morreu em 2021, criticou sua aparência.
“Me lembro de brincar com o querido e saudoso Gilberto. Ele falava assim: ‘Fagundes, você precisa fazer uma plástica para tirar essa bolsa debaixo dos olhos. Isso te envelhece’. E eu respondi que eu sempre tive essa bolsa. [Ele] só tinha notado agora por causa dos meus cabelos brancos. Aí está notando essa minha característica. E onde impede de eu fazer um personagem simpático, charmoso e sensual? Enfim, Gilberto tinha quase a mesma idade que eu e não conseguia escrever para personagens com a mesma idade que a dele. Isso, aliás, é um problema da nossa dramaturgia, que vai na contramão do envelhecimento do País. Mas a nossa profissão ainda é maravilhosa porque, como brinco, sempre terá um velhinho bruxo para eu fazer”, disse ele, em entrevista ao pesquisador Valmir Moratelli, que lançou o livro “A invenção da velhice masculina”.
“De uma certa forma, a dramaturgia, a teledramaturgia e a cinematografia refletem essa ânsia de juventude que a sociedade erroneamente mantém. Percebe-se uma certa dificuldade dos autores de novelas e de filmes em abordar o envelhecimento, mesmo eles já tendo envelhecido”, reforçou o ator.