Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Aos 64 anos, Silvia Pfeifer fala sobre envelhecimento e carreira

Com uma longa carreira como modelo e atriz, Silvia Pfeifer diz que encara o envelhecimento com naturalidade. Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, publicada nesta quarta-feira (1º), a atriz conta que faz questão de não esconder as marcas da passagem do tempo.

“Para as mulheres, o envelhecimento sempre foi uma questão mais complicada do que para os homens. A cobrança é muito maior. Mas acho que depende de nós nos colocarmos contra isso e naturalizar a questão. Eu sempre procuro fazer vídeos com pouca ou nenhuma maquiagem para mostrar como sou de verdade. Muitas mulheres estão fazendo isso também. Modéstia à parte, estou tendo a sorte de envelhecer muito bem”, comenta.

Aos 64 anos, Silvia destaca os cuidados com a saúde desde muito cedo e a boa genética: “Acho que é uma comunhão de fatores. Sempre me preocupei muito com a minha alimentação e fiz exercícios, mas a genética com certeza me ajudou. Com 17 anos, eu introduzi o arroz integral na casa dos meus pais. Sempre comi legumes, carnes magras e grãos, além de beber muita água. Como fazer dieta para mim é uma coisa muito difícil, eu prefiro tirar um pouquinho de calorias todos os dias do que fazer algo radical. Também nunca fui de trocar o dia pela noite”.

Ela lembra que atualmente há um movimento de valorização das mulheres maduras em diversas partes do mundo, mas acredita que no Brasil os avanços ainda ocorrem de uma forma mais lenta.

“Não falo especificamente por mim. Eu estou vivendo, inclusive, uma boa fase profissional. Gravei “Reis”, na Record, fiz dois belos ensaios depois e já tem dois outros confirmados. Mas, de uma maneira geral, ainda é difícil. Eu tenho uma amiga modelo americana, que conheci na juventude. Ela tem a minha faixa etária e me disse que hoje está trabalhando mais do que naquela época. Há muitas mulheres de 40, 50 e 60 que estão fazendo campanhas, filmes… Aqui no Brasil ainda não é algo muito comum.”

Profissionalmente, Silvia conta que quer voltar a trabalhar como atriz. Ela tenta viabilizar um projeto para o teatro que surgiu antes da pandemia. Em paralelo, planeja retomar o seu trabalho como confeiteira. Ela chegou até mesmo a criar uma marca, o Ateliê Pfeifer.

“Sempre gostei de cozinhar, principalmente doces. Durante parte da pandemia, resolvi colocar o meu lado confeiteira em prática para não ficar parada. Ocorre que, no fim de 2021, a minha irmã, que é o meu braço direito no projeto, teve um problema no ombro e precisou ficar afastada por um tempo. Ao mesmo tempo, comecei a gravar “Reis”. Aí demos uma parada. Mas tem muita gente pedindo para voltarmos. É um bom sinal de que o trabalho agradou.”

Em dezembro do ano passado, a atriz se separou do empresário Nélson Chamma Júnior, após 38 anos de casamento. Atualmente, Silvia mora com os filhos, Emanuella, de 36 anos, e Nicholas, de 28 anos.

“É uma mudança grande na vida. Eu estou me renovando e aprendendo muitas coisas novas. E é isso que importa: a gente envelhecer aprendendo e se sentindo melhor e confiante”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Nem todo carro eletrificado precisa de tomada
iOS 16: Seis coisas que podem mudar no seu iPhone
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play