Sábado, 15 de fevereiro de 2025

Após impasse, Hamas liberta mais três reféns israelenses na Faixa de Gaza

O grupo terrorista Hamas libertou, na manhã deste sábado (15), mais três reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza. Os reféns foram entregues a integrantes da Cruz Vermelha na cidade palestina de Khan Younis.

A libertação dos reféns, em troca da soltura, por Israel, de 369 prisioneiros palestinos, ocorreu após um impasse que durou uma semana. O grupo terrorista e o governo israelense trocaram acusações sobre descumprimento de termos do acordo de cessar-fogo. O Hamas chegou a suspender, “até nova ordem”, as entregas de reféns.

As diferenças foram resolvidas na quinta-feira (13) graças a intensos esforços de mediadores egípcios e cataris para manter o acordo de cessar-fogo.

Os reféns libertados neste sábado são: Sagui Dekel-Chen, cidadão americano-israelense; Alexandre Sasha Troufanov, russo-israelense; e Iair Horn, argentino-israelense. Os três haviam sido sequestrados no kibutz Nir Oz, no Sul de Israel, no dia 7 de outubro de 2023.

A libertação marcou a sexta troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos durante o acordo de cessar-fogo em Gaza, que entrou em vigor no dia 19 de janeiro. Ainda há quase 80 reféns em Gaza, sendo que cerca da metade deles é considerada viva.

O Hamas concordou no mês passado em entregar 33 reféns israelenses em troca de centenas de prisioneiros palestinos em uma trégua de seis semanas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Google pede desculpas por falso alerta de terremoto no Brasil
Jovem é condenado a mais de 54 anos de prisão por matar a companheira grávida em Alegrete
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play