Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Assistir a Olimpíada na TV pode ajudar a perder peso: os espectadores queimam até 540 calorias a cada 90 minutos

Acompanhar a temporada de competições dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pode ir além de torcer para o próprio País levar o maior número de medalhas. Torcedores animados que não conseguem ficar grudados no sofá ou na cadeira podem gastar uma quantidade elevada de calorias ao assistir a Olimpíada e assim perder peso, de acordo com evidências recentes encontradas pela Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

A equipe de pesquisadores criou uma fórmula chamada “O Poder da Celebração”, com a qual é possível calcular o gasto energético enquanto de assistir esportes pela TV e leva em consideração cinco fatores principais: peso corporal, como a pessoa assiste ao esporte, o tempo passado assistindo, a intensidade da comemoração e o horário da comemoração.

Como resultado, eles explicam que, por exemplo, para uma pessoa de 80 quilos esse gasto calórico pode ser de até 540 ao ver um jogo de futebol, caso ela esteja sempre inquieta, reagindo de forma vigorosa (pulando e levantando em pequenos intervalos) e gritando por pelo menos três quartos da disputa. Para nível de comparação, esse mesmo resultado pode equivaler a 45 minutos de corrida.

Já alguém do mesmo peso assistindo a uma partida de tênis por três horas sentado e conversando com outras pessoas, mas comemorando frequentemente com palmas e vivas. O total de calorias gastas pode ir a 432.

Outro exemplo é o fã de 80 quilos acompanhar uma competição de fã de arco e flecha, a qual leva cerca de 60 minutos, sentado porém com reações físicas constantes, como batendo palmas e roer as unhas por pelo menos um quarto do tempo. Estas ações combinadas poderia queimar até 106 calorias, segundo os pesquisadores. “Assistir esportes está positivamente associado ao bem-estar e à vitalidade”, afirma o cientista esportivo Dale Eslinger, da Universidade de Loughborough, em comunicado.

Apenas entretenimento?

Muitas vezes, as pessoas relacionam o ato de assistir a esportes apenas ao entretenimento. Porém, uma pesquisa pioneira realizada pela equipe da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Waseda, no Japão, revelou que esse hábito pode ser um poderoso aliado para o bem-estar físico e mental.

Os benefícios vão desde a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro até a promoção de um senso de comunidade e pertencimento entre espectadores. Cientistas comprovaram que os esportes oferecem inúmeros benefícios e assistir regularmente a eles pode ser parte de uma solução acessível e agradável para quem procura melhorar o bem-estar geral.

Ou seja, os benefícios dos esportes não se limitam apenas ás pessoas que os praticam. Vale lembrar que, mesmo com esses benefícios, é importante ter moderação. Até aquilo que é vantajoso para a saúde pode se tornar um problema se for feito em excesso e se tornar um vício.

Benefícios

Confira cinco benefícios que assistir a esportes trazem para a saúde física e mental, segundo Paula Melhado Gomes da Silva, professora de Educação Física do Colégio Marista Paranaense:

  • Melhoria do bem-estar psicológico: assistir a esportes ativa os circuitos de recompensa do cérebro, gerando sensações de felicidade e prazer;
  • Aumento do sentimento de comunidade e pertencimento: quando as pessoas assistem aos esportes, se sentem parte de um grupo. Isso ocorre especialmente quando se juntam a outros para torcer. Assim, surge um senso de conexão e pertencimento;
  • Benefícios para a saúde mental: assistir a esportes de forma regular traz um bem-estar elevado e tem benefícios a longo prazo para a saúde mental;
  • Estruturas cerebrais fortalecidas: pesquisas indicam que assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro. Isso ocorre porque o hábito vai aumentar o volume de matéria cinzenta em regiões ligadas aos circuitos de recompensa;
  • Promoção da produtividade: por conta das sensações de conexão e bem-estar, a pessoa também pode ficar mais produtiva no seu dia.

As informações são do portal de notícias Terra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Crise na família Camargo: Graciele e nora de Zezé trocam farpas em meio a disputa judicial; entenda
“Coração de Titânio” é implantado pela primeira vez em paciente nos Estados Unidos e pode ser esperança para doenças terminais
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play