Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Atingida pela enchente, maior escola municipal de ensino de Porto Alegre é reformada para o início das aulas

Atingida pelas enchentes de maio do ano passado, a maior instituição municipal de ensino de Porto Alegre, com 1,6 mil alunos, está pronta para retomar as atividades escolares.

Na sexta-feira (31), o prefeito Sebastião Melo, acompanhado de secretários e representantes de empresas e entidades doadoras, visitou a Escola de Educação Básica Doutor Liberato Salzano, no bairro Sarandi, na Zona Norte. O prédio foi recuperado com recursos da iniciativa privada.

“O Poder Público fez tudo o que poderia durante a enchente, mas, se não fossem os voluntários e parceiros, teríamos perdido muita gente. Nós, juntos, salvamos vidas e estamos dia a dia reconstruindo a Porto Alegre que amamos. A maior obra de uma cidade são melhorias concretas na educação”, disse o prefeito.

Os recursos de aproximadamente R$ 9 milhões foram viabilizados por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da prefeitura. A Liberato Salzano tem cerca de 5 mil metros quadrados e foi restaurada em quase sua totalidade, mantendo a arquitetura da década de 1950, quando foi fundada. As redes elétrica e hidráulica foram recuperadas. Paredes, portas, pisos e teto foram reformados ou trocados e pintados. Também foram instalados elevadores de acessibilidade e portas corta-fogo, que antes não existiam.

As obras se estenderam para o pátio. Muros, portões, jardim, quadras de esportes, distribuídos pelos 11 mil metros quadrados do terreno, foram totalmente recuperados e melhorados. O piso das quadras de esportes foi revestido com uma manta de amortecimento, que reduz o impacto na queda, e a área externa do jardim infantil recebeu grama artificial para que os alunos possam brincar sem se machucar.

“Durante as obras, recebemos o olhar carinhoso dos profissionais para nossas necessidades, formamos realmente um grupo de amigos pela reconstrução da escola, tivemos que nos reinventar e, hoje, somos muito agradecidos a todas as empresas e parceiros que contribuíram para colocar nossa escola de pé novamente”, disse a diretora da instituição, Rochele Soares.

Patrocinadores

Os serviços foram realizados a partir de doações da Ambev, Gerdau, Dolphin e Brasil ao Cubo. Além disso, o Movimento União BR reuniu doações de outras empresas. Também foram doados móveis pelo Sicredi e Instituto Floresta.

“Nosso propósito é impactar positivamente brasileiros em todos os momentos. Nesse período que foi tão desafiador, estivemos ainda mais atentos às necessidades do povo gaúcho. E esse olhar mais próximo nos permitiu criar soluções que vão dar novas perspectivas à comunidade”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia.

“Temos muito orgulho de fazer parte da recuperação da escola. Nada é mais importante do que a educação e, quando entrei na biblioteca, onde está a sabedoria, voltei a acreditar no futuro”, disse André Gerdau, do Conselho de Administração da Gerdau.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Preços dos combustíveis sobem após aumento do ICMS
Ao se despedir da presidência do Senado, Rodrigo Pacheco cita defesa da democracia como legado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play