Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 9 de dezembro de 2021
O bilionário japonês Yusaku Maezawa, que distribui dinheiro regularmente no Twitter para atrair seguidores, planeja fazer o mesmo do espaço. O magnata da moda, de 46 anos, decolou do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão na quarta-feira em uma nave que o levará à Estação Espacial Internacional para uma Viagem de 12 dias.
O fundador da varejista online de roupas Zozo é o primeiro turista espacial do Japão. A viagem é um prelúdio para a planejada ida à Lua, anunciada em 2018 por Maezawa e o fundador da SpaceX, Elon Musk.
“Meu sonho está finalmente se tornando realidade”, disse Maezawa, que retorna à terra em 20 de dezembro. Aos que buscam ganhar uma parte das doações em dinheiro prometidas pelo bilionário, que, segundo ele, totalizam 27 milhões de dólares, devem se inscrever por meio de um aplicativo criado justamente para distribuir sua riqueza.
Para essa viagem à ISS, Maezawa prometeu que todos os que se inscreverem têm a garantia de receber uma parte dessa quantia.
Maezawa, também o primeiro turista espacial a viajar para a Estação Espacial Internacional em mais de uma década, passou meses tuitando sobre sua viagem além da atmosfera terrestre e tentando recrutar outros turistas ou mesmo encontrar um parceiro de vida para acompanhá-lo na viagem à Lua agendada para 2023.
O bilionário, que costuma compartilhar sua vida pelo Twitter, promete detalhar sua experiência no espaço para os mais de 770 mil assinantes do seu canal no YouTube.
O magnata, que largou a faculdade e se juntou a uma banda de rock antes de acumular sua fortuna, também postou imagens de seu treinamento em um centro espacial fora de Moscou. A viagem a bordo de um Soyuz MS-20 está estimada em mais de 88 milhões de dólares para Maezawa e seu assistente Yozo Hirano, de acordo com estimativas na mídia local.
O lançamento da Soyuz é parte de um esforço mais amplo para abrir o ISS para oportunidades de negócios enquanto a Nasa busca substituir a estação por um orbitador comercial em 2030.
Em setembro, um foguete da SpaceX colocou quatro civis em órbita, reforçando as aspirações de Musk de tornar os voos espaciais com humanos mais acessíveis.
Com um patrimônio líquido de 3,4 bilhões de dólares, segundo o Bloomberg Billionaires Index, Maezawa é um dos mais empresários mais extravagantes, sempre ganhando as manchetes acompanhado de celebridades e esbanjando em compras.
Ele começou a atrair a atenção em 2016, quando comprou uma pintura de Jean-Michel Basquiat por 57,3 milhões de dólares, e uma outra no ano seguinte por 110,5 milhões de dólares.
A marca Zozo tornou-se um importante varejista no Japão ao alinhar marcas em seu site e vendendo ternos ajustados sob medida. Mas o ritmo de o crescimento não durou. Maezawa renunciou à gestão em 2019 depois de vender uma participação na empresa.