Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Brasil conquista o bronze na disputa por equipes mistas no judô

O Brasil conquistou neste sábado (3) o bronze na disputa por equipes mistas no judô na Olimpíada de Paris. Na Arena Campo de Marte, a equipe brasileria bateu a Itália por 4 a 3.

Essa é a primeira medalha do País na modalidade, que estreou nos Jogos de Tóquio (2020). Na campanha do terceiro lugar, o Time Brasil venceu o Cazaquistão na estreia (4 a 2), perdeu para a Alemanha (3 a 4) e derrotou a Sérvia (4 a 1) na repescagem.

Na primeira luta da final, na categoria até 90 kg masculino, Rafael Macedo aplicou um Ippon no italiano Christian Parlati, faltando 14 segundos para o fim do combate, e deixou o Brasil na frente.

Na sequência, Beatriz Souza, medalhista de ouro no individual da categoria até 78 kg feminino, confirmou o favoritismo e derrotou Asya Tavano com uma imobilização, ampliando a vantagem brasileira.

No terceiro duelo, a Itália diminuiu após Gennaro Pirelli derrotar Leonardo Gonçalves no 90 kg masculino. O judoca italiano venceu no golden score após aplicar um Waza-ari.

Rafaela Silva voltou a deixar o Brasil tranquilo no placar ao bater Veronica Toniolo na categoria até 57 kg feminino. A brasileira conseguiu um Waza-ari e imobilizou a adversária para vencer: 3 a 1.

Depois, a Itália voltou a diminuir a vantagem. O medalhista de prata Willian Lima perdeu no golden score para Manuel Lombardo ao sofrer um Ippon.

O Brasil teve a chance de fechar o placar com Ketleyn Quadros, na categoria até 70 kg feminino. No começo do combate, a judoca imobilizou Savita Russo para realizar um Waza-ari e ficar em vantagem.

Faltando 20 segundos para o fim da luta, a italiana conseguiu um Ippon e empatou a disputa: 3 a 3.

No judô por equipes mistas, em caso de empate, o último combate é definido em sorteio. Rafaela Silva foi a escolhida para o duelo. A experiente judoca brasileira derrotou novamente Veronica Toniolo com apenas 14 segundos de luta ao aplicar um Waza-ari e garantiu o pódio para o Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Morre, aos 66 anos, o renomado violoncelista Antonio Meneses
Olimpíadas: No salto, Rebeca Andrade garante medalha de prata na ginástica em Paris-2024
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play