“Ter uma relação personalizada com o público é a chave para o sucesso. Os clientes passam por diferentes momentos de compra e pesquisa online, e cada vez mais abordam as empresas através de diferentes canais que estão familiarizados e gostam de usar.”
“Muitas marcas ainda não estão equipadas para oferecer essa experiência de conversação em tempo real aprimorada”, diz Bárbara. “No entanto, algumas empresas começaram a levar suas relações com os consumidores cada vez mais a sério, com mensagens bidirecionais habilitadas pela IA em vários canais, que dão a esses consumidores o poder de conduzir a conversa com suas marcas favoritas da maneira que precisam.”
O estudo elaborado pelo Sinch mostra que 31% dos brasileiros já esperaram até uma semana para obter uma resposta. Embora 11% dos consumidores digam que não têm preferência por um canal de contato específico para contato, uma resposta rápida é essencial.
Faturamento
A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) aponta um faturamento de R$ 73,5 bilhões para o comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre de 2022. Segundo a base de dados da associação, o número representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. Para o segundo semestre do ano, a projeção é de R$ 91,5 bilhões em vendas.
Se o projetado para a segunda metade do ano se cumprir, 2022 deve terminar com R$ 165 bilhões em faturamento para o setor. O montante ficaria abaixo do total estimado no início do ano, de R$ 169,6 bilhões, e acima dos R$ 150,8 bilhões registrados pela instituição em 2021.
Para Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm, os fatores que impactam o comércio eletrônico giram em torno do custo do frete e aumento dos juros.
“Ao passo que os números nos mostram crescimento, ainda devemos levar em conta a baixa confiança do consumidor frente a esse momento econômico que enfrentamos. Em se tratando dos varejistas, há o custo do frete. E os reajustes das taxas cobradas pelos marketplaces, que empurram o preço final para cima, afetam o consumidor diretamente. Além disso, a taxa de endividamento das famílias pode impactar as vendas”, diz.