Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 22 de maio de 2023
O Instagram deve lançar um novo aplicativo focado em texto, segundo Lia Haberman, da newsletter especializada ICYMI. O aplicativo permitirá que o usuário crie postagens de até 500 caracteres, semelhantes ao Twitter, em uma linha do tempo e deve ser lançado até junho para criadores de conteúdo.
Segundo Lia, que divulgou uma imagem supostamente vazada do aplicativo, a Meta, dona do Instagram, do WhatsApp e do Facebook, está promovendo reuniões secretas com alguns criadores de conteúdo para compartilhar detalhes. Na imagem, a novidade é descrita como um “novo aplicativo baseado em texto do Instagram para conversas”. De acordo com Lia, o aplicativo tem sido chamado de P92, Projeto 92 ou Barcelona.
Os usuários poderão acessá-lo com o login e senha do Instagram, e, assim, seu nome de usuário, biografia e seguidores serão transferidos automaticamente da conta principal para o novo aplicativo. A sincronização com o Instagram inclui também as contas bloqueadas e as palavras ocultas, que serão automaticamente transferidas para o novo aplicativo. Segundo Lia, até então não há um plano definido de monetização.
Além da possibilidade de postar com texto, o usuário poderá adicionar links, imagens e vídeos de até 5 minutos às postagens. O aplicativo terá um feed mostrando os seguidores e conteúdo recomendado e deve ser compatível com outros aplicativos, como o Mastodon, o que, segundo a imagem, possibilitará que o usuário acesse novas audiências. Com isso, os usuários dessas outras plataformas poderão pesquisar, seguir e interagir com o perfil e o conteúdo das contas do chamado P92.
Polêmicas de Musk
O Twitter já foi alvo de um novo concorrente que viralizou por um período de tempo no Brasil. O Koo, rede social indiana, ganhou espaço quando Musk assumiu a presidência, realizou demissões em massa e desagradou com novidades no app, com o fim do verificado.
Em 11 de maio, Elon Musk anunciou a saída do cargo de CEO da rede social. No entanto, vai continuar na rede social, sob o cargo de diretor-executivo e de tecnologia. Além disso, afirmou que irá supervisionar produtos e softwares para a rede social.