Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Cartórios de Imóveis ultrapassam a marca de 1 milhão de atos online no Rio Grande do Sul

Os serviços prestados pelos Cartórios de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul atingiram a marca de 1,2 milhão de atos online, realizados pela plataforma eletrônica nacional registradores.onr.org.br. O portal de serviços registrou um crescimento de 32% no primeiro semestre de 2024 em relação ao total de atos praticados no mesmo período em 2023, e de 226% em relação ao mesmo período de 2022, primeiro ano de disponibilização da plataforma.

Em números absolutos foram 606.517 mil atos praticados no primeiro semestre deste ano, frente a 459.918 mil no mesmo período de 2023 e 185.819 mil em 2022. O número de serviços online solicitados nos primeiros seis meses de 2024 é quase igual ao total de atos realizados em todo o ano de 2022 – 588.823 mil – e corresponde a quase 60% dos serviços digitais prestados ao longo de todo o ano passado. 

“A marca de 600 mil atos eletrônicos apenas no 1º semestre de 2024 no RS reflete o esforço contínuo em promover o amplo acesso ao serviço de Registro de Imóveis. A grande virada de chave do sistema registral imobiliário brasileiro passa pela despapelização, com o oferecimento de diversos micro-serviços, atendendo aos anseios da sociedade, contribuindo com os órgãos públicos e acenando positivamente para o mercado financeiro e imobiliário”, explica o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul, Ricardo Martins.

A plataforma permite a prática de uma série de serviços imobiliários de forma remota, entre eles a solicitação de certidões de imóveis, pesquisas de bens, acompanhamento do procedimento de registro e visualização de matrículas. Ela foi desenvolvida pelos Registradores de Imóveis do Brasil por meio do Operador Nacional do Registro de Imóveis, entidade responsável por implementar e operar os processos eletrônicos no país.

Entre os serviços mais importantes disponibilizados, está a Certidão Digital online, expedida em formato eletrônico e que possui a mesma validade jurídica do documento impresso. Também é disponibilizada a funcionalidade da Pesquisa Qualificada, que permite localizar bens imóveis e outros direitos reais registrados em determinado número de CPF ou CNPJ. 

“Em um setor que contribui significativamente para a economia Estadual, essa medida impulsiona o desenvolvimento econômico e melhora o ambiente dos negócios, proporcionando maior agilidade nos procedimentos”, completa o Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco. 

O portal também disponibiliza os serviços de Pesquisa Prévia, onde é possível verificar um CPF/CNPJ que se encontra vinculado a um determinado negócio jurídico imobiliário, sem necessariamente ser o proprietário do bem. Já o serviço de Visualização de Matrícula permite verificar os dados constantes no registro original da propriedade em Cartório, enquanto o serviço de Acompanhamento Registral possibilita acompanhar o procedimento de registro do imóvel de forma online. Outro serviço importante disponibilizado é o E-Protocolo, que permite o envio de escrituras públicas e contratos particulares para registro, eliminando a necessidade de comparecimento ao Cartório.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

FIERGS alerta que elevação da taxa Selic aumenta desafios da indústria no processo de recuperação no RS
Famurs disponibiliza sistema que atende parte da demanda do STF sobre dispensa de medicamentos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play