Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 11 de outubro de 2024
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do diálogo entre a arbitragem e a cabine do árbitro de vídeo (VAR) sobre o gol anulado de Braithwaite, atacante do Grêmio, na partida contra o Atlético-MG, que terminou com a vitória do time mineiro por 2 a 1, na última quarta-feira (9). O episódio ocorreu logo aos 11 minutos do primeiro tempo.
Após o jogo, o time gaúcho fez duras críticas à arbitragem, com a diretoria apontando erros em quatro momentos-chave da partida. No entanto, a CBF optou por divulgar apenas o áudio relativo ao gol anulado do jogador dinamarquês.
A partida começou com o Atlético-MG saindo na frente, com Hulk convertendo um pênalti. Logo depois, veio o lance controverso: Braithwaite, após avançar rapidamente, aproveitou um rebote e marcou. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira validou o gol, mas foi aconselhado pelo VAR, conduzido por Wagner Reway, a revisar a jogada. Após a análise, o árbitro apontou um toque no braço do jogador do Grêmio e marcou falta para o Atlético.
“Luiz, o lance é muito sutil. Preciso que você venha olhar aqui comigo, porque pode ter sido um toque no braço. Pode ser interpretado como toque, então, por ser algo bem fino, vou precisar que você verifique”, disse Reway.
O árbitro levou cerca de um minuto e meio para se dirigir à cabine do VAR, onde pediu para revisar o lance de diferentes ângulos. Após a análise, ele concordou com o parecer de Reway e anulou o gol gremista.
“Toque na mão esquerda, então a decisão permanece a mesma: gol anulado e retorno ao domínio da bola para o Atlético”, afirmou Luiz Flávio.
Além do gol invalidado, o Grêmio também contestou outros três lances durante o jogo. O clube questionou a marcação do pênalti de Jemerson em Hulk a favor do Atlético, uma possível penalidade não marcada para o Grêmio após toque no braço de Lyanco, e a falta de expulsão de Fausto Vera, que cometeu uma entrada dura em Pepê.