Domingo, 22 de dezembro de 2024

Cena de beijo lésbico de Lightyear faz filme da Disney ser banido em diversos países

O filme que direciona as atenções a Buzz Litghtyear, astronauta da sequência Toy Story, da Pixar, chega aos cinemas mundiais. No entanto, a esperada estreia de Lightyear foi banida em 14 países por exibir uma cena de beijo entre duas personagens femininas.

Como em muitas regiões a homossexualidade ainda é considerada crime, as restrições já eram previstas. De acordo com a revista Variety, na Arábia Saudita, por exemplo, a animação nem chegou a ser submetida à censura. Em outros locais, foi vetada após avaliação, como Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Indonésia, Egito e Líbano. Na China – importante fonte de bilheteria mundial – o lançamento ainda está mantido por enquanto, mas não é definitivo.

Essa não é a primeira vez que filmes são vetados das telonas por conteúdo LGBTQIA+. Produções como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), West Side Story (2021) e Eternos (2021) também foram banidas.

Restrições internas

Ainda em março deste ano, profissionais da empresa cinematográfica revelaram que os próprios executivos da Disney solicitaram que as demonstrações de “afeto gay”, como relatado, fossem cortadas. Os trabalhadores da área criativa e executiva da Pixar – vale lembrar que a Disney comprou a companhia em 2006 – protestaram e as cenas foram mantidas.

“Nós da Pixar testemunhamos como histórias lindas, repletas de personagens diversos, retornam da crítica corporativa da Disney em uma versão reduzida às migalhas do que eram”, dizia a carta endereçada ao CEO da gigante do entretenimento, Bob Chapek, que acabou de desculpando publicamente depois.

Bilheteria brasileira

“Lightyear” estreou no topo da bilheteria nacional e faturou R$ 12 milhões entre quinta (16) até domingo (19).

Mais de 560 mil pessoas foram aos cinemas assistir ao filme da Pixar. Marcos Mion faz a dublagem de herói da Pixar no Brasil.

“Jurassic World: Domínio” estava em primeiro lugar na semana passada, mas caiu para a terceira posição. “Top Gun” fica em segundo lugar, segundo a ComScore.

No total, os 10 filmes mais vistos nas salas de cinema no país arrecadaram R$ 36 milhões, com público de 1,6 milhão de pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Saiba por que algumas pessoas sentem náusea e enjoo após fazerem exercícios físicos
Antropólogo Roberto Damatta recebe o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play