Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Chance de gravidez sem tratamento aos 55 anos é extremamente rara, afirma especialista

Os casos de fertilidade naturais para mulheres acima de 55 anos de idade são “extremamente raros”, segundo especialistas. O motivo é a baixa produção de óvulos nessa faixa etária e a piora na qualidade deles à medida que as mulheres envelhecem. Os médicos foram ouvidos após a atriz Claudia Raia anunciar que está grávida do terceiro filho, aos 55 anos.

“Tá errado, não pode ser. Eu tenho 55 anos, vocês estão querendo me enlouquecer? […] Não é assim a vida. Eu falei: ‘tô grávida! Como é que aconteceu isso?’”, revelou a artista, sem especificar como foi a gestação.

Por que diminui?

O serviço de saúde britânico, o NHS, explica que uma mulher que tem menos de 40 anos e que faz sexo regularmente sem usar camisinha ou outros métodos de contracepção possui uma chance de 80% de engravidar dentro de 1 ano.

Porém, a medida que a idade dessa mulher avança, as chances de uma gravidez diminuem. Isso acontece porque, por volta dos 50 anos, a maioria das mulheres começa a entrar na menopausa, ou seja, na fase natural da vida em que a menstruação para de acontecer – o final da vida reprodutiva.

Fábia Vilarino, especialista em reprodução humana e professora da Medicina do Centro Universitário São Camilo, explica ainda que o corpo da mulher realiza um descarte natural dos óvulos (as células femininas) e que, quando a mulher chega próximo dos 40 anos, ela não só tem menos gametas femininos, como células de pior qualidade.

“A diminuição da probabilidade acontece porque durante toda a sua vida a mulher vai perdendo seus óvulos durante os ciclos menstruais. Além disso, os óvulos envelhecem. Esses óvulos sofrem alterações celulares e perdem sua qualidade oocitária”, afirma a médica.

A título de exemplo, segundo a Sociedade Britânica de Fertilidade, quando uma menina nasce, ela tem cerca de 2 milhões de óvulos; quando ela chega à adolescência, ela possui cerca de 400 mil óvulos; já quando está com cerca de 37 anos, ela tem cerca de 25.000 óvulos. À medida em que as mulheres se aproximam da menopausa e dos 51 anos, contudo, elas têm cerca de 1 mil óvulos imaturos, mas estes não são considerados férteis, ainda segundo a organização.

“Uma das coisas que justifica essa queda [da probabilidade] é essa diminuição da quantidade, mas a qualidade também diminui progressivamente a partir dos 35 anos de idade”, acrescenta Maurício Abrão, coordenador do Setor de Ginecologia Avançada da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Aos 40 anos, segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, cerca de 1 em cada 10 mulheres engravida naturalmente por ciclo menstrual.

Qual a probabilidade?

Não existe uma estatística ao certo dos casos de gravidez a partir dos 50 anos (quando geralmente a mulher está na menopausa). Vilarino explica, porém, que, como essas gestações são muito pontuais, principalmente se forem naturais, os casos são “extremamente raros”.

“A chance é de praticamente zero. Logicamente, não podemos dizer que é de zero, porque mulheres são diferentes, suas fisiologias também”, diz a especialista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Deborah Secco: “Já namorei mulheres”
Claudia Raia anuncia gravidez aos 55 anos; saiba quantas mulheres têm filhos nessa faixa etária
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play