Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Cinco carros elétricos mais baratos do Brasil em janeiro de 2024

Embora ainda não sejam maioria, os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. Depois da chegada das marcas chinesas BYD e GWM, cresceu a oferta de modelos totalmente elétricos a preços mais acessíveis, inclusive de marcas tradicionais, que foram forçadas a baixar os valores para se manterem competitivas.

Segundo a Fenabrave, o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023 foi o BYD Dolphin, que emplacou 6.812 unidades. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 19.310 carros elétricos no país durante o último ano, um impressionante crescimento de mais 128% em relação às vendas de 2022.

Mas quais são os carros elétricos mais em conta do Brasil atualmente? Para descobrir essa resposta, selecionamos os cinco carros 100% elétricos mais baratos à venda no Brasil, considerando os preços das versões mais em conta disponíveis nos sites das montadoras, sem distinção de carroceria. Versões e preços destinados ao público PCD, no entanto, não entraram na lista. Confira:

5º lugar – GWM Ora 03 – R$ 150.000

Abrindo a lista, o quinto lugar é do GWM Ora 03. Lançado no Brasil em 2023, o hatch chinês é vendido nas versões Skin (R$ 150.000) e GT (R$ 184.000), sendo essa última com apelo esportivo. As duas configurações trazem motor elétrico de 171 cv e 250 Nm, mas o alcance varia de 232 km (Skin) e 319 km (GT). O Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 s e chega a 160 km/h de velocidade máxima.

4º lugar – BYD Dolphin – R$ 149.800

Em quarto lugar, temos o BYD Dolphin. Vendido no Brasil nas versões Dolphin e Dolphin Plus, o hatch parte de R$ 149.800 e chega aos R$ 179.800 na versão Plus, que oferece 204 cv e 330 km de alcance. Já a versão de entrada Dolphin conta com motor elétrico de 95 cv e 180 Nm. Vai de 0 a 100 km/h em 10,9s e chega a 160 km/h. Já o alcance é de 291 km no ciclo Inmetro.

3º lugar – JAC E-JS1 – R$ 126.900

Abrindo o pódio, o terceiro lugar da lista fica com o JAC E-JS1. Lançado no Brasil em 2021, o hatch chinês é equipado com um motor elétrico de 62 cv e 150 Nm, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,7s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 110 km/h, enquanto o alcance é de até 161 km (PBEV). Chega a R$ 138.900 na versão EXT de apelo aventureiro.

2º lugar – Renault Kwid E-Tech – R$ 123.490

Em segundo lugar, vem o Renault Kwid E-Tech. Lançada em 2022 por R$ 142.990, o Kwid elétrico já chegou a custar R$ 149.990, mas teve o preço reduzido para R$ 123.490 depois da chegada do Dolphin e do Ora 03. Vendido em versão única, ele é importado da China com um motor elétrico de 65 cv. O hatch acelera de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e chega aos 130 km/h de velocidade máxima. O alcance é de até 185 km no ciclo do Inmetro.

1º lugar – Caoa Chery iCar – R$ 119.990

O carro elétrico mais barato do Brasil é o Caoa Chery iCar. Vendido em versão única no Brasil, ele também baixou de preço depois da chegada do Dolphin e Ora 03, recebendo um desconto de R$ 20 mil. Ele é equipado com um motor elétrico de 61 cv e 150 Nm, e acelera de 0 a 100 km/h (sua velocidade máxima) em 12,8s. O alcance é de até 197 km no ciclo Inmetro.

 

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