Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 30 de agosto de 2022
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância da felicidade na vida das pessoas em todo o mundo. Para cada um, essa sensação prazerosa pode ser descrita de maneira diferente. Segundo a jornalista e palestrante, Chirles Oliveira, fundadora do Instituto Felicidade Sustentável, não existe uma definição única de felicidade, já que ela está relacionada a uma percepção subjetiva. “Mas gosto da descrição da Dra. Sonja Lyubomirsky, psicóloga por Harvard e pesquisadora da Psicologia Positiva, que diz que ‘felicidade é uma experiência de contentamento e de bem-estar combinada à sensação de que a própria vida possui sentido e vale a pena’, diz.
Desta forma, pode-se compreender que a felicidade é uma experiência, portanto, vem de uma atividade, de uma prática. Chirles acrescenta: “No fundo, não é sobre algo extraordinário que acontecerá intensamente em algum momento da vida (nas férias, por exemplo), mas trata-se das coisas óbvias e simples praticadas com constância, promovendo saúde, longevidade, bem-estar e claro, felicidade genuína”, detalha a profissional.
Pensando estimular essa sensação no cotidiano, Chirles Oliveira listou cinco hábitos que favorecem uma vida mais alegre. Confira.
1. Treine a mente
Cultive a atenção plena fazendo pequenas pausas durante o dia. “Pausas de dois a cinco minutos, a cada duas horas de trabalho, promovem o relaxamento do corpo e da mente, trazendo benefícios no fim do dia. Outra prática é a meditação de 15 a 30 minutos diários antes de dormir e logo ao acordar.”, ensina a jornalista.
Ela relata ainda que treinar a mente a repousar e se atentar à respiração acalma o fluxo incessante dos pensamentos. “No silêncio, encontramos clareza, foco, conexão com nossa essência. Mas é uma prática, todos podemos aprender.” Para realizar essa missão, você pode recorrer a aplicativos, práticas guiadas no Youtube ou programas de mindfulness (a palavra que pode ser traduzida como atenção plena e define a prática de se concentrar completamente no presente), que ensinam diferentes técnicas.
2. Pratique exercícios
Para seguir essa sugestão, você pode realizar atividades de sua preferência. “Tem gente que aprecia caminhada, dança, natação… Não importa o estilo, o importante é se movimentar, porque isso libera o hormônio da endorfina que atua como um poderoso analgésico, ajudando a controlar a resposta do corpo ao estresse.
3. Descanse
Esse quesito envolve o sono reparador, que recupera as energias. “Não é apenas a quantidade do sono, mas a qualidade. Quando dormimos bem, liberamos hormônios e acordamos dispostos, energizados. Se dormimos e acordamos cansados, é sinal de que não descansamos porque levamos a bagagem do dia para cama. Por isso a importância de ter rituais de sono ou higiene do sono, um hora antes de deitar. A prática de se desconectar dos eletrônicos e a meditação ajudam muito nessa qualidade do sono.”
4. Seja altruísta
“É comprovado cientificamente que a generosidade traz bem-estar e felicidade. Sabe aquele clichê ‘fazer o bem faz bem’? É pura realidade. Então, se quiser sentir mais felicidade, pratique a doação do seu tempo, da sua escuta empática, do seu ombro amigo, simples assim” orienta Chirles.
5. Cultive bons relacionamentos
É fundamental dedicar um tempo da nossa agenda para manter esse bom hábito. “No fundo, é isso que realmente importa, olhar para o lado se se sentir pertencente, amado e poder amar. Viver alegrias com quem confiamos, mas também ter com quem contar quando as dificuldades chegam. Relações positivas são nosso manancial de felicidade”, enfatiza.