Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de fevereiro de 2025
Nos dias quentes de verão, com tantas opções de looks e cores vibrantes, surge uma dúvida: qual cartela de cores combina mais com o tom de pele e estilo de cada pessoa? Cada vez mais, a coloração pessoal tem sido vista como uma tendência de autoconhecimento, utilizada por homens e mulheres para entender como as cores podem potencializar a sua imagem.
A percepção das cores pode mudar de acordo com o ambiente e os elementos ao redor, e é exatamente por isso que a análise de coloração pessoal se destaca. Esse estudo é capaz de valorizar a beleza individual, proporcionando escolhas mais assertivas e facilitando o processo de se vestir com confiança.
Darlene Daronch, consultora de estilo, é especialista na área e explica a importância dessa análise. Segundo ela, o estudo de cores vai muito além de descobrir qual cor de roupa combina com cada pessoa. “A coloração pessoal é um estudo de cores, onde nós vamos descobrir a sua paleta de cores. Que paleta de cores é essa? As melhores cores de roupa, maquiagem, cabelo, porque muita mulher tem aquela dúvida quando chega no salão: que cabelo vou fazer? Será que essa mecha vai ficar boa em mim, não vai ficar?. Às vezes, eu vou em uma festa com uma amiga, a gente usa a mesma maquiagem, só que fica bom na minha amiga, mas não em mim. A coloração pessoal explica isso”, diz Daronch.
Para quem ainda não conhece a coloração pessoal, o processo de entender sua paleta de cores pode tornar as compras mais práticas e assertivas. A especialista explica que isso acontece porque, ao conhecer os tons que mais favorecem seu visual, o consumidor pode evitar o desperdício de tempo experimentando peças que não se adequam ao seu estilo. “Autoconhecimento. Porque você vai comprar menos, vai ter escolhas mais assertivas, então você vai chegar no shopping, vai olhar um monte de peças, e aí você já vai afunilar aquela compra porque você já vai direto nas suas cores”, afirma a consultora.
A análise de coloração pessoal exige alguns cuidados para garantir um diagnóstico preciso. A pessoa deve estar sem maquiagem e, caso o cabelo tenha coloração artificial, é necessário cobri-lo com um tecido neutro para não interferir na avaliação. No entanto, Darlene ressalta que seguir rigorosamente a paleta de cores não é uma regra inflexível.