Sábado, 15 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de fevereiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem enfrentado uma crise na sua popularidade nos últimos meses, segundo pesquisas de opinião, disse que 2025 é o ano de “derrotar a mentira”, em referência às fake news na política. O petista também afirmou que ele vai provar que é a melhor opção para governar o País.
Lula deu as declarações na sexta-feira (14), em um discurso para funcionários da mineradora Vale, em Belém (PA). Pouco antes do evento, uma pesquisa Datafolha mostrou que apenas 24% dos brasileiros aprovam o governo do petista – o pior patamar de Lula em todos os seus três mandatos até agora.
O presidente, em sua fala, não mencionou diretamente a pesquisa. “A gente tem que derrotar a era da mentira. Vivemos em um período da era da mentira. O importante é você mentir o tempo todo. O cara se tranca no quarto com o telefone celular e fica inventando mentira, fazendo provocação, provocando os outros. Vamos ver o que está acontecendo nos Estados Unidos”, afirmou Lula, aproveitando para alfinetar o governo do presidente norte-americano Donald Trump.
Em seguida, Lula falou de seus planos para 2025. “Eu dediquei 2025 para derrotar a mentira. 2025 vai ser o ano da verdade. Eu quero provar que somos melhores do que os outros para governar esse País”, completou.
“Nunca desistam. Porque, mesmo que a situação esteja difícil, temos que levantar a cabeça todo santo dia”, concluiu Lula.
“Tempestade perfeita”
Aliados do presidente atribuem o mau resultado nas pesquisas a uma “tempestade perfeita”, formada por inflação dos alimentos, alta do dólar e a crise de comunicação sobre o Pix.
“Nós tivemos uma tempestade perfeita. Teve o aumento no preço dos alimentos por causa do aumento do dólar, a crise sem precedentes do Pix. Mas já estamos saindo. O prognóstico é melhor do que o diagnóstico. Com as medidas que o governo vai anunciar, vamos melhorar. O pior momento já passou, já temos um prognóstico melhor daqui para frente”, afirmou o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Na mesma linha de Randolfe, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a pesquisa divulgada na sexta é o “reflexo dos dois meses mais difíceis para esse governo”.
“Tivemos a especulação desenfreada com o câmbio, que também afetou os preços dos alimentos, o aumento do imposto estadual sobre a gasolina, as péssimas notícias sobre o aumento dos juros, o terrorismo sobre o resultado fiscal e a maior fake news de todos os tempos, sobre a taxação do Pix”, afirmou a parlamentar.
Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) disse avaliar que o presidente Lula está “virando o jogo” e afirmou que a pesquisa Datafolha “reflete uma situação anterior”.