Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 27 de dezembro de 2022
A lipodistrofia ginóide, mais conhecida como celulite, é uma imperfeição estética que possui graus e tipos variados. Ela é caracterizada como um processo inflamatório do tecido celular. Nesse tecido, há um acúmulo de gordura subcutânea, o que gera uma redução da circulação venosa. Através da influência de hormônios, mais precisamente do estrogênio, predominante nas mulheres, uma retenção hídrica é induzida. Isso faz com que as células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gordura, possuam uma dificuldade na oxigenação e eliminação de substâncias tóxicas. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento das celulites. Mas quais são eles? Como tratar?
De acordo com Juliana Gonçalves, nutricionista e coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio RS, hábitos como sedentarismo, o uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, e a alimentação influenciam no aparecimento das celulites. Ter uma dieta rica em açúcar, gordura, sódio e com ingestão incorreta de líquidos, principalmente água, aumenta o processo inflamatório. O mau funcionamento intestinal também é um fator que pode ocasionar este crescimento.
Segundo Juliana, alimentos que possuem ação anti-inflamatória e uma adequada hidratação são capazes de melhorar o aspecto da celulite. Aqueles que são ricos em silício, como a aveia e arroz integral, por exemplo, além de alimentos com fontes de potássio, como o abacaxi, melancia, banana, morango, entre outros, são responsáveis por auxiliar na retenção e edema. Outros alimentos importantes são os que possuem ação antioxidante, como frutas cítricas, azeite de oliva extravirgem e alguns tipos de chás, como o de cavalinha e chá verde. Além disso, o consumo de água é indispensável, pois oferece ao corpo trocas celulares e o transporte de nutrientes para o organismo, potencializando a desintoxicação.
A nutricionista indica duas receitas que podem auxiliar a combater a celulite:
Suco anticelulite
Ingredientes:
Uma cenoura crua
Uma colher de sopa de salsinha
Uma colher de sopa de couve
Meia maçã
150 ml de água
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir gelado.
Suchá anticelulite
Ingredientes:
Cavalinha – cinco colheres de sopa (30g) das partes aéreas
Gengibre – dois a três centímetros (10g) do rizoma
Salsa – duas colheres de sopa (12g) da planta toda
Hortelã – duas folhas frescas
Abacaxi – duas fatias (260g)
Um litro de água
Modo de preparo: Colocar o gengibre em água fria (um litro) e levar ao fogo. Quando levantar fervura (100°C), contar cinco minutos e desligar. Quando a água atingir 85°C, acrescentar a cavalinha e a salsinha com a decocção do gengibre preparado anteriormente. Deixar em infusão por cinco minutos. Bater no liquidificador a infusão preparada junto com o abacaxi e as folhas de hortelã. Levar para a geladeira por duas horas ou bater com pedras de gelo.