Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de janeiro de 2025
Há casos e casos. Emprestar o celular pode ser motivo de preocupação para muita gente, principalmente quando ele está desbloqueado. Ninguém quer correr o risco de ter suas mensagens ou fotos acessadas por engano (ou não). Mas, você sabia que tanto no Android quanto no iPhone existem configurações que deixam seu aparelho protegido de curiosos? Confira o passo a passo para emprestar seu aparelho sem dor de cabeça.
Android
Se você tem um celular Android da Samsung, a solução está na opção de fixar aplicativos. Acesse as configurações do aparelho, menu segurança e privacidade, role para baixo até encontrar mais configurações de segurança. Lá, ative a opção de fixar apps. Antes de emprestar o celular, abra o aplicativo que a pessoa vai usar, toque no ícone do app na gaveta e selecione a opção de fixar. Pronto! Agora, o usuário só terá acesso ao aplicativo fixado. Para sair, basta deslizar como se fosse abrir a gaveta de apps. Isso bloqueia o celular e exige sua senha para desbloquear novamente.
IOS
No iPhone, o processo é diferente, mas igualmente eficiente. Acesse o menu de ajustes e entre em acessibilidade. Role até encontrar a opção acesso guiado. Ative e configure um código de acesso ou Face ID para maior segurança. Quando for emprestar o celular, abra o aplicativo que a pessoa precisa usar e pressione três vezes o botão lateral de liga/desliga. Você pode delimitar quais funções do aplicativo estarão disponíveis para uso. Para finalizar o acesso guiado, basta pressionar três vezes novamente o botão lateral de liga/desliga.
Essas ferramentas são úteis para proteger sua privacidade. Elas evitam que a pessoa tenha acesso a outras áreas do seu aparelho, como mensagens, fotos ou configurações. E o melhor: são fáceis de ativar e usar.
Então, se você sempre fica receoso ao compartilhar seu dispositivo, coloque essas dicas em prática! Assim, você empresta com tranquilidade, mantendo seus conteúdos seguros e protegidos.