Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 16 de março de 2024
Recebeu uma imagem estranha e não tem certeza que é verdadeira? Existem alguns métodos comuns para identificar uma foto fake ou manipulada pelo PC e pelo celular, capazes de desmentir montagens mais escrachadas e até aquelas muito parecidas com algo real.
O melhor de tudo é que é possível verificar com ferramentas gratuitas e, em alguns casos, já instaladas no próprio aparelho, sem a necessidade de uma estrutura de um detetive virtual.
A reportagem separou algumas alternativas para checar a veracidade de uma imagem.
Às vezes, uma rápida análise da foto já ajuda a denunciar que o conteúdo é falso. Algumas montagens não disfarçam muito bem a edição e mostram algumas inconsistências no brilho, posicionamento e algumas texturas, por exemplo.
Procure por esses detalhes que podem indicar a manipulação:
– O brilho num objeto é diferente do restante da imagem;
– Existem sinais de cortes num objeto, como se ele fosse retirado de uma foto e colocado em outra;
– Possíveis distorções no fundo da imagem;
– Inconsistências em texturas, como azulejos que se desencontram;
– Traços pixelados ou em resolução diferente do restante da imagem.
Pesquise a imagem no Google
Você também pode usar o Google a seu favor para uma pesquisa reversa: o buscador permite enviar uma imagem e então descobrir de onde ela veio, com dados sobre o site que a publicou e, caso seja algo notoriamente falso, a plataforma até mostra os resultados de checagem de fatos.
Existem duas maneiras principais de usar a plataforma nesse sentido: com a pesquisa por imagem tradicional ou pelo Fact Check Explorer — na segunda opção, você pode enviar uma imagem ou buscar por um termo relacionado ao conteúdo.
Siga estes passos para usar a pesquisa no Chrome:
– Abra uma imagem no navegador;
– Clique com o botão direito;
– Selecione “Pesquisar imagem no Google”.
Use um software de edição
Essa é uma alternativa um pouco mais complexa, mas pode ajudar a verificar possíveis montagens numa foto com a ajuda de editores de imagens — o que inclui até algumas ferramentas mais simples, como o Google Fotos e o Fotos, do iOS.
Quando você diminui o brilho de uma foto, é possível verificar se há algum elemento que não segue o padrão da imagem e tem uma luminosidade diferente. Logo, se toda a foto fica escura, mas algum ponto está mais claro do que o comum, é provável que ele tenha sido colocado ali a partir de uma manipulação.
Veja como descobrir:
– Abra uma foto num editor. Nesse caso, a opção foi o “Fotos”, do iOS;
– Acesse a opção “Brilho”;
– Reduza o brilho e veja se há alguma inconsistência.
Verifique os metadados
A maioria das câmeras e celulares armazenam fotos com a especificação EXIF, sigla para Exchangeable Image File, que apresenta uma série de informações sobre o arquivo: quando a foto foi tirada, qual foi a configuração da exposição da câmera, entre outras opções. Esses metadados também conseguem informar se o conteúdo foi editado num software como o Photoshop, por exemplo.
O próprio Windows permite analisar essas informações:
– Baixe uma foto;
– Abra no Fotos;
– Clique com o botão direito;
– Selecione “Informações do arquivo”;
– Veja os dados.