Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 25 de dezembro de 2024
Ganhou um celular de presente de Natal e precisa transferir os dados para o novo aparelho? O processo costuma ser bastante direto. Separamos as dicas de como fazer essa migração seguindo informações fornecidas pela Apple e pelo Google.
Apesar de tanto a Apple quanto o Google dizerem que incluem a cópia de mensagens do WhatsApp, é recomendável seguir alguns passos adicionais antes da migração para não perder as mensagens. Saiba como fazer.
É mais simples transferir dados na mesma plataforma – de iPhone para iPhone e Android para Android.
As migrações entre sistemas diferentes requerem alguns passos a mais.
Veja as dicas a seguir.
De um iPhone para outro iPhone
– Faça um backup do iPhone antigo em Configurações > Geral >Transferir ou Redefinir o iPhone. Desse modo, os dados não serão perdidos (a Apple promete deixar tudo pronto, mesmo se não houver espaço no iCloud para backup).
– Conecte o celular antigo a uma rede wi-fi e ative o Bluetooth.
– Ligue o novo aparelho. Uma tela com a mensagem “Olá” será exibida – siga as instruções até surgir a tela de Início Rápido.
– Coloque o iPhone antigo ao lado do novo e siga os passos apresentados no dispositivo antigo. Vai aparecer uma imagem animada (um círculo) para ser fotografado pelo aparelho novo – veja na imagem a seguir.
– Continue no aparelho novo quando solicitado e insira o código de acesso (senha de desbloqueio da tela) do dispositivo antigo.
– Quando estiver na tela “Transfira Seus Dados”, toque em “Baixar do iCloud”.
Após essa fase, a transferência será concluída.
De um Android para um iPhone
– No celular com sistema Android, baixe o aplicativo Migrar para iOS na Play Store.
– Ligue o iPhone novo e espere aparecer a tela de Início Rápido.
– Nessa tela, toque em “Configurar sem outro dispositivo” e continue seguindo as instruções.
– Escolha a opção “Migrar dados do Android”.
– No celular Android, abra o app Migrar para iOS e siga os passos indicados pelo aplicativo.
– No iPhone, toque em continuar quando aparecer a tela “Migrar do Android” e aguarde até um código ser exibido – insira esse código no celular Android.
– O iPhone criará uma rede Wi-Fi temporária. Quando solicitado, toque em Conectar para ingressar nessa rede no dispositivo Android. Em seguida, aguarde até que a tela “Transferir Dados” seja exibida.
– No celular com Android, selecione o conteúdo que deseja transferir e toque em “Continuar”.
– Em seguida, mesmo que o Android indique que o processo acabou, não mexa nos celulares até que a barra de progresso do iPhone esteja concluída – a transferência completa pode demorar por conta da quantidade de conteúdo.
De um Android para outro Android
Basta carregar a bateria e ligar os dois aparelhos.
– Siga os passos mostrados na tela do celular novo, conecte-se à rede wi-fi e digite seu e-mail e senha da conta Google.
– Quando aparecer a opção de migração, escolha “Copiar apps e dados do dispositivo antigo”. Essa cópia deve ser feita por cabo USB-C ou restaurando de um backup do celular (faça em Configurações > Contas e Backup > Fazer backup dos dados (no Google Drive).
– Para terminar o processo, basta seguir as informações exibidas na tela.
De um iPhone para um Android
O Google, que desenvolve o sistema operacional Android, recomenda usar o cabo do iPhone (Lightning ou USB-C) para transferir os dados.
– Desative o iMessage no iPhone, que combina mensagens de um sistema próprio da Apple com o SMS (mensagem de texto). Desse modo, os SMS recebidos durante a migração não serão perdidos.
– Ligue os celulares e conectar o iPhone antigo ao Android novo usando o cabo.
– Selecione os dados a serem transferidos, seguindo as instruções na tela. A transferência será feita automaticamente.
– Cheque o aplicativo Play Store (loja de apps do Google) para baixar aplicativos que podem não ter sido transferidos na migração.
– Em celulares da Samsung, o app Smart Switch é uma opção para a transferência dos dados.
A migração, segundo o Google, inclui: contatos, fotos e vídeos, agenda, mensagens e conversas do WhatsApp, aplicativos e música.
Com os dados restaurados no novo smartphone, não se esqueça de apagar todos os dados do aparelho antigo, restaurando ao padrão de fábrica antes de repassar a um amigo, parente ou revender o celular. As informações são do portal de notícias G1.