Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Confederação Brasileira de Futebol comunica ao Flamengo que não vai mais adiar jogos do Brasileirão

O que o Flamengo esperava, aconteceu. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comunicou ao clube que não vai adiar os jogos do Brasileiro para as datas-Fifa de outubro, e o quarteto convocado para as Eliminatórias vai desfalcar o time em três rodadas.

A informação foi dada primeiramente pelo jornalista Venê Casagrande, e confirmada pela reportagem com a CBF e o Flamengo. A entidade emitiu nota sobre a decisão prometida não cumprida, em meio à guerra de bastidores sobre o calendário de 2021.

A postura afeta ainda Atlético-MG, Inter e Palmeiras, que tiveram jogadores convocados. E se baseia no acordo trabalhista feito com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF).

“A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas”, disse a nota da CBF.

A entidade estabeleceu o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente.

Mais cedo, o presidente da FENAPAF, Felipe Augusto Leite, afirmou ao GLOBO que comunicou à CBF que não abrirá mão do acordo que as entidades firmaram junto ao Ministério Público do Trabalho, ainda em 2020, e em vigor, que determina que Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil não podem terminar depois do dia 15 de dezembro.

“Se a CBF disser que vai ter jogo no dia 16, ela vai ser multada pela Justiça Federal do Trabalho, que homologou o acordo. Já comuniquei que não vou abrir mão”, disse Felipe Leite.

O dirigente da Fenafap disse ainda que, também em função deste acordo, não aceitará jogos com intervalos inferiores a 66 horas, para preservar a integridade física dos jogadores. Os capitães de 19 clubes da Série A entregaram à CBF neste sexta um documento em que pedem que não haja adiamento dos jogos após o dia 5 de dezembro, data inicialmente prevista para o fim do Brasileiro. Mas a Fenafap não reconhece este documento como institucional.

“Na época toda a categoria foi consultada. Não pode um ano depois mudar. Se botou pra acabar dia 5, com um escape de 10 dias. Jogadores querem férias de 30 dias. Entrariam de 15/12 a 14/1 e fariam pré-temporada de 15 dias depois, já que o Estadual começa no fim de janeiro. Em 2022 calendário precisa acabar em novembro”, lembrou Felipe Leite, em menção ao ano com a Copa do Mundo do Qatar em dezembro.

Portanto, Gabigol, Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Isla se apresentam às seleções de Brasil, Uruguai e Chile, respectivamente, na próxima segunda-feira, depois do jogo de domingo contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro. Assim como os jogadores de Palmeiras, Atlético-MG e Inter.

Como ainda não havia recebido nenhuma sinalização da CBF sobre os próximos jogos, o departamento de futebol do Flamengo também não acreditava que teria os atletas nas partidas contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude.

O clube queria que as partidas fossem adiadas e o campeonato acabasse no fim de dezembro. Com isso, daria férias aos seus jogadores mais tarde e os teria de volta já com o Estadual de 2022 em andamento.

Vale lembrar que o Flamengo já havia mexido nas férias dos jogadores na temporada 2020, em razão da paralisação durante a pandemia. Os atletas rubro-negros não se manifestaram em documento enviado por jogadores dos outros 19 clubes à CBF nesta sexta-feira, pedindo à CBF para que o adiamento do fim da temporada não acontecesse.

O presidente Rodolfo Landim comentou nesta quinta-feira sobre a possibilidade de adiamento:

“A gente fez uma análise detalhada do calendário, vimos todos os acordos com as entidades de classe, com os jogadores, e em cima disso fizemos um trabalho, tendo em vista que as finais do Mundial não seriam mais em dezembro, poderíamos estender o campeonato até o dia 26 de dezembro, sem qualquer tipo de problemas, sem qualquer impacto. Saíamos de lá certo de que aquilo ia acontecer. Pouco tempo depois, na convocação, o próprio diretor, Juninho, comentou que isso seria feito. Até agora, nada aconteceu”, disse Landim.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Governo inglês libera quarentena e seleção brasileira poderá contar com jogadores vacinados
Juventus marca no fim do clássico contra o Torino e soma 3ª vitória seguida no Campeonato Italiano
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play