Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 5 de outubro de 2021
Nos últimos meses, chegaram no mercado ao menos meia dúzia de carros elétricos no Brasil. Ainda assim, somando com os híbridos, eles representam menos de 2% das vendas totais de automóveis no país.
Isso porque as vendas são inversamente proporcionais aos preços. O carro elétrico mais barato do nosso mercado, por exemplo, é um subcompacto e custa R$ 150 mil, valor suficiente para comprar um sedã médio.
Além disso, a modesta estrutura de recarga e a autonomia limitada são fatores que deixam os modelos a eletricidade ainda distantes do público geral.
Confira a lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil.
JAC E-JS1 – R$ 149.900
O E-JS1 é um dos recentes lançamentos de elétricos no país, e figura como o mais barato da lista por R$ 149.900. Ele foi desenvolvido na China em parceria com a Volkswagen e tem 300 km de autonomia, de acordo com o padrão NEDC, mais antigo e otimista.
Seu motor tem 62 cv, menos que o de um Renault Kwid (70 cv), mas o torque de 15,3 kgfm é semelhante ao de carros equipados com motor 1.6 aspirado. Segundo a JAC, o pequeno hatch acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
JAC iEV20 – R$ 159.900
É curioso, mas o iEV20 é a versão anterior do E-JS1. Só que custa mais que o modelo atual. Esse estranhamento pode ser explicado pelo motor um pouco mais potente, com 68 cv e 21,9 kgfm, e pela autonomia, que chega aos 400 km no mesmo padrão NEDC. É tabelado atualmente em R$ 159.900.
JAC iEV40 – R$ 189.900
Fechando o pódio, mais um modelo da JAC. Nesse caso, um crossover compacto. Oferecido por R$ 189.900, ele é o último representante da lista abaixo dos R$ 200 mil. Com alguns anos de mercado, o iEV40 parece defasado em termos de desempenho e autonomia.
Seu alcance de 300 km, também no otimista ciclo NEDC, pode ser menor que o dos próximos modelos desse ranking na prática. Com 115 cv e 27,5 kgfm de torque, o motor segue pelo mesmo caminho. Ao menos oferece mais espaço interno do que quase todos os concorrentes aqui citados.
Renault Zoe – R$ 204.990
A nova geração do Renault Zoe chegou ao Brasil poucos meses atrás. Não percebeu? Isso porque o visual mudou muito pouco, ao menos no exterior. Mas não significa que o hatch não seja moderno, uma vez que suas linhas sempre foram atuais.
As grandes melhorias do Zoe estão no motor, agora com 135 cv e 25 kgfm, e na autonomia, que chega a bons 385 km no padrão WLTP. Junto com as novidades está um aumento no preço. O Zoe parte agora de R$ 204.990.
Fiat 500e e Mini Cooper S E – R$ 239.990
No quinto lugar do ranking, um empate. Os recém-lançados Fiat 500e e Mini Cooper S E custam o mesmo, e também devem disputar o mesmo cliente. Os dois são compactos com proposta urbana e estilo retrô.
O Mini, com autonomia de 234 km, fica mais preso às cidades, enquanto o Fiat pode rodar até 320 km com uma carga completa da bateria. Mas o hatch de origem britânica compensa na potência. São 184 cv e 27,5 kgfm, contra 118 cv e 22,4 kgfm. No fim das contas, ambos esbanjam carisma.
Peugeot e208 GT – R$ 244.990
O mais recente lançamento entre os elétricos é o sétimo colocado entre os mais em conta. Pelos R$ 244.990 pedidos pela Peugeot, o cliente leva para casa a versão elétrica do hatch compacto.
Produzido na França, tem acabamento ainda melhor que o da variante a combustão. Seu motor elétrico entrega 136 cv e 26,5 kgfm de torque, e o pequeno leão acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. A autonomia é de 340 km.
JAC E-JS4 – R$ 249.900
Único SUV da relação, o JAC E-JS4 oferece mais espaço pelo mesmo preço de seus rivais. Ou quase isso. Mais próximo do fim da lista que do começo, ele custa praticamente R$ 250 mil. Em troca, além da ampla área para os ocupantes, tem motor de 150 cv e 34,7 kgfm. A autonomia, segundo o padrão NEDC, é de 420 km.
Nissan Leaf – R$ 277.990
Um dos primeiros modelos elétricos à venda no Brasil, o Nissan Leaf tem vivido em uma espécie de limbo com tantos lançamentos no segmento. Ainda assim, o hatch médio se mantém entre as opções mais baratas (ou menos caras).
Porém, sua tabela vai se aproximando dos R$ 300 mil. Usando um outro padrão de medição, o EPA, o Leaf tem autonomia de 272 km, menos que os rivais. A potência é de 149 cv.
BMW i3 – R$ 304.950
Fechando a lista, o BMW i3 atualmente é oferecido apenas na versão elétrica, sem o extensor de autonomia. Dessa forma, a autonomia “no uso cotidiano”, segundo a BMW, é de 260 km, e a potência chega a 170 cv.
Dono de um visual marcante, o i3 traz soluções interessantes como porta de abertura invertida e parte do acabamento de madeira. Mas a marca BMW cobra por isso, e sua tabela já começa acima dos R$ 300 mil.