Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de junho de 2023
A fabricante europeia de aeronaves Airbus decidiu inovar e trazer o céu para dentro do avião. A nova aposta da empresa são aviões com teto transparente, permitindo que os passageiros vejam constelações enquanto viajam ou o raiar do sol quando o dia amanhece. O projeto, batizado de Cabin Vision 2035+, promete ainda viabilizar aeronaves mais sustentáveis, com redução de até 20% do impacto ambiental.
O projeto foi apresentado pela Airbus na Aircraft Interiors Expo (AIX), feira realizada na Alemanha.
De acordo com a empresa, o menor impacto ambiental ao longo do ciclo de vida da aeronave será possível graças à redução do peso das cabines, que serão construídas com materiais mais leves e um novo design.
O novo modelo também eliminará o desperdício, incentivando a reciclagem. A ideia é que os passageiros peçam refeições com antecedência, o que contribuirá também para evitar sobra de comida.
O projeto faz parte de um plano mais abrangente da Airbus de ser carbono zero em 2050. Um dos passos para atingir esse objetivo será integrar as novas cabines aos aviões movidos a hidrogênio, também previstos para 2035.
Entrega
A Airbus revisou a projeção de entregas de novas aeronaves nos próximos 20 anos para o transporte comercial de passageiros e cargas, diante da crescente procura por viagens aéreas e da redução na emissão de poluentes.
A estimativa da companhia prevê que as companhias aéreas necessitem de 40.850 aeronaves em duas décadas. A previsão anterior publicada no ano passado previa 39.490 entregas. A empresa espera que o tráfego aéreo de passageiros cresça em média 3,6% ao ano, com a China e Índia impulsionando as viagens.
Segundo a Airbus, 42% dos novos jatos serão destinados a reposição, enquanto a crescente procura por viagens aéreas e as ambições de sustentabilidade ditam a demanda do setor.
A Airbus considera que 80% das vendas de novos aviões de passageiros estão concentradas nos jatos de corredor único, o equivalente a 32.630 jatos. O mercado também precisará de 8.220 aeronaves de fuselagem larga, incluindo 920 cargueiros.
No segmento cargueiro, a demanda total será de 2.510 aeronaves, com as conversões prevalecendo em 57% da frota dedicada ao transporte de cargas. A frota mundial de cargueiros em 2042 será de 3.230 jatos, ante 3.070 previsto no ano passado.
Nos cinco primeiros meses de 2023, a Airbus já entregou 244 aeronaves. A família A320neo lidera tanto o número de entregas como de novos pedidos.