Sábado, 19 de outubro de 2024

Depois da pane, “Aerolula” fica no México e vira um caro problema

Conhecido como “Aerolula“, o avião presidencial que sofreu uma pane
em uma das turbinas ao decolar da Cidade do México, no dia 1º de
outubro, segue parado na capital mexicana mais de duas semanas após o que
a Aeronáutica classificou como um “problema técnico”.

E a conta do reparo deve ser salgada. Tudo indica que a única saída será
trocar um motor do Airbus A319, que começou a operar em 2005. As informações são da revista Veja.

Novo avião

A Força Aérea Brasileira (FAB) já reativou a busca por um novo avião presidencial para o governo. O incidente na volta da viagem do presidente Lula ao México, quando um problema técnico fez com que o “Aerolula” tivesse que voar em círculos por mais de cinco horas até poder retornar em segurança ao aeroporto de partida, acabou por servir como um sinal verde para a cúpula da corporação avançar no processo de aquisição de um avião mais moderno e confortável.

No ano passado, a FAB já tinha dado vários passos para a compra de um novo jato. A máquina já havia sido escolhida, aliás: seria um super avião executivo de segunda mão que pertenceu a um sheik árabe e teria uma ampla suíte de casal, gabinete para despachos, sala de jantar e banheiros completos, inclusive com chuveiro.

O vazamento da informação, porém, fez com que o Palácio do Planalto mandasse interromper o processo, temendo que a aquisição repercutisse mal e gerasse danos à imagem do governo. Após o incidente nos céus mexicanos, o próprio presidente autorizou os militares a retomar o plano. Não está certo, ainda, se o avião a ser comprado será exatamente o mesmo que estava dos oficiais no radar em 2023.

Avião diferente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar para a Rússia a bordo de um KC-30 após a pane com avião presidencial na Cidade do México, em 1º de outubro. Ele embarcará neste domingo (20) para Kazan, onde participará da Cúpula dos Brics de 22 a 24 de outubro, acompanhado de um grupo de ministros.

Maior avião da FAB, o KC-30 tem capacidade de levar 230 passageiros e autonomia de voo de 12 horas. O avião, no entanto, não tem o mesmo conforto que o Airbus A319CJ, conhecido como “Aerolula”. Embora o KC-30 tenha uma área com poltronas mais confortáveis, não possui a configuração do avião presidencial, que é dividido em três partes. A principal com cerca de 10 poltronas, leva as principais autoridades a bordo. No meio há uma sala, com uma mesa no centro e, na parte de trás da aeronave, viajam os assessores e demais convidados do voo oficial, em aproximadamente 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.

O KC-30 é a mesma aeronave que vem sendo usada na operação de repatriação de brasileiros no Líbano. Desde que a missão foi iniciada, em 2 de outubro, em cinco voos realizados, 1.105 pessoas, além de 14 animais, já foram resgatados do país.

O avião que enfrentou problemas técnicos com a comitiva de Lula na viagem da Cidade do México a Brasília segue na capital mexicana. A FAB está negociando o conserto local do avião para retirá-lo do país. De acordo com a Força Aérea, a aeronave apresentou “uma anomalia técnica” o que resultou em “alta vibração em uma das turbinas”. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi enviada ao México para apurar as causas do incidente.

A aeronave já tem 18 anos de uso e se aproxima da metade do ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação ou de substituição por uma nova aeronave.

Frente a pane que o fez ficar quase cinco horas preso no avião dando voltas na Cidade do México para queima de combustível, Lula pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, uma proposta de compra de uma nova aeronave presidencial. A FAB trabalha na busca de modelos que atendam esse padrão de avião, com sala de reuniões e espaço reservado para comitiva mais próxima ao presidente, levando em consideração fatores de disponibilidade no mercado e preço.

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