Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 21 de fevereiro de 2024
Com o apoio unânime da bancada feminina da Assembleia Legislativa, a Deputada Silvana Covatti assumirá em março a Procuradoria Especial da Mulher. A parlamentar, que já esteve à frente do órgão em 2020, vê neste novo mandato a oportunidade de enfatizar o debate sobre os casos de feminicídios no Estado.
No início de 2024, a Secretaria de Segurança Pública divulgou novos dados sobre este tipo de crime, onde 12 mulheres tiveram suas vidas retiradas por companheiros ou ex-companheiros. Destas, apenas um terço tinha medida protetiva. A deputada considera que o assunto é de interesse de homens e mulheres. “Nós precisamos, enquanto mães, educar nossos filhos a tratar uma mulher com respeito e não como objetivo de posse. E como mulheres, devemos cuidar umas das outras. Zelar pela nossa segurança”, afirma Silvana Covatti.
A Câmara dos Deputados terá uma Frente Parlamentar do Representante Comercial
A iniciativa foi anunciada, na segunda-feira (19) pelo deputado federal Ronaldo Nogueira, ao receber em seu escritório, em Porto Alegre, o vice-presidente do Core-RS (Conselho Regional dos Representantes Comerciais), José Valdeci Rodrigues. Durante o encontro, Ronaldo Nogueira, que já foi ministro do Trabalho e protagonizou reformas importantes na atualização das leis trabalhistas, que contribuíram para o aumento dos empregos no País, garantiu que “estamos não apenas propondo a instalação da Frente Parlamentar, mas também assumindo o compromisso de representar e defender os interesses dos representantes comerciais de todo Brasil, no Congresso Nacional”. No encontro, o vice-presidente José Valdeci entregou, em nome da diretoria do Core-RS que tem à frente o presidente Roberto Salvo, uma pauta de temas do interesse da categoria, e que tramitam atualmente na Câmara dos Deputados.
Leilão da iluminação pública de Santa Maria suspenso por falta de interessados
A abertura do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) para o sistema de iluminação pública do município de Santa Maria, inicialmente previsto para a próxima sexta-feira (23), na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, foi cancelada. Não houve a formalização de propostas por parte de empresas interessas em participar desta primeira disputa dentro do prazo estabelecido em edital, que encerrou às 12 horas de ontem. A modelagem do projeto é conduzida pelo BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, e o investimento previsto é de R$ 219 milhões.
Presidente da CEEE Equatorial hoje na Assembleia
O presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbarena, estará presente na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dr. Thiago Duarte. O encontro, marcado esta quarta-feira (21), a partir das 11h, vai questionar o dirigente da Equatorial sobre o plano de contingência e os mutirões que a empresa realizará no Estado.
Na volta às aulas, governo gaúcho muda de ideia sobre comprovante de vacina contra a covid
Durante entrevista ontem à RBS TV, a Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, disse que “nenhuma criança será impedida de se matricular na escola por não ter comprovante da vacina da covid”.
A declaração coincide com o início do ano letivo de 2024 e encaminha novos rumos para a polêmica ideia de obrigatoriedade da vacina contra a covid, avalia o deputado federal Osmar Terra (MDB). Crítico da vacina contra a covid-19, especialmente da obrigatoriedade, Terra comentou:
“Antes tarde do que nunca. É hora de rever os erros da pandemia. Seria mais um erro manter estas crianças fora da sala de aula, cujos pais decidiriam que não precisa fazer esta vacina experimental. Já bastam as crianças terem ficado por dois anos sem entrarem em sala de aula.”
Declaração de Lula acusando Israel de repetir nazistas provoca onda negativa nas redes
Pesquisa da Quaest aponta que a fala de Lula alcançou uma média de 59 milhões de pessoas diariamente desde o domingo, 18, e teve 68% de menções negativas ao petista.
Senado aprova projeto de lei que acaba com “saidinha” para presos em feriados
A proposta inspirada em projeto da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) também prevê a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos. Foram 62 votos favoráveis, dois votos contra e uma abstenção O texto volta para a Câmara por ter sido alterado por emendas feitas ao texto antes de ele ser encaminhado para sanção ou veto do presidente Lula.
Ex-governador Germano Rigotto palestra sobre impactos da Reforma Tributária na área médica
Para esclarecer sobre as principais mudanças e os impactos da Reforma Tributária no setor de serviços, especialmente para os profissionais liberais, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul promove nesta quarta-feira palestra com o ex-governador Germano Rigotto. Será às 18h no auditório do Cremers.