Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de fevereiro de 2025
Ao menos uma pessoa morreu e outras seis pessoas ficaram feridas depois que parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (05), no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pelo CBM-BA (Corpo de Bombeiros Militar da Bahia).
Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, como a madeira que cobria o telhado. Três equipes dos bombeiros atuam no local para identificar possíveis pessoas presas. Policiais militares isolaram a área.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) presta socorro aos sobreviventes no Centro Histórico. A pessoa que morreu é uma mulher, mas ainda não há informações sobre a identidade dela e das outras vítimas.
Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja já enfrentava problemas estruturais há anos.
Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil, porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.
Em maio de 2023, o governo federal fez a restauração dos painéis lusitanos de todo o prédio, porém, as melhorias não se estenderam a outras partes do templo, que careciam de manutenção.