Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de janeiro de 2025
Com a fabulosa campanha de “Ainda estou aqui” nos festivais e premiações do cinema, muita gente está curiosa sobre a vida dos envolvidos no filme. Inclusive daqueles que estão por trás das câmeras, caso do diretor Walter Salles. Ao fazer uma rápida pesquisa sobre ele no Google, uma das principais perguntas que aparecem é: “Quem é a namorada de Walter Salles?”.
A resposta é: Maria Klabin. A artista plástica de 46 anos é casada há 20 com o cineasta, de 68. Os dois fazem aparições muito raras juntos e seguem rumos profissionais diferentes e independentes. O casal é pai de Vicente e Helena, de 18 e 16 anos, respectivamente.
Tanto Walter quanto Maria são herdeiros de corporações milionárias. Ele da união Unibanco/Itaú, ela do Grupo Klabin, o maior exportador de papel do Brasil. Assim como o marido, Maria é carioca e antes de se tornar pintora, foi bailarina, numa época de experimentação antes de se decidir pelas tintas e pincéis.
“Eu sabia que fazer bem um traço no papel não significava ser uma artista. Mas queria entender até onde esse traço poderia me levar. Buscava, e ainda busco, vivenciar todas as etapas de cada processo”, disse ela, em entrevista à revista “Claudia”, há dez anos.
Maria possui um ateliê no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, bairro em que também vive com Walter, os filhos e os cachorros. Premiada, já expôs seus trabalhos em galerias importantes dos Estados Unidos e Europa. Saiu do Brasil aos 17 anos para estudar História da Arte e Filosofia nos EUA e permaneceu fora do país por dez anos.
Na volta, conheceu Walter Salles, casou, teve dois filhos e fez uma longa pausa na carreira, até retornar em 2011: “Impossível negar que essa vida de mãe não influenciou minha obra. Parei por um tempo, refleti, organizei a casa e agora retomei minha trajetória, permeada de cenas da minha rotina”.
O casamento longe dos holofotes acabou sendo notícia há três anos num grande portal, que noticiou uma suposta separação dos dois. Walter e Maria, no entanto, continuam casados. É que raramente os veem juntos, a não ser em alguma premiação ou outra. Assim mesmo, difícil.
Em outubro do ano passado, num momento bem íntimo, Walter e Maria apareceram ao lado de amigos em Londres, por ocasião de um festival na capital inglesa, no qual “Ainda estou aqui” foi exibido. Walter define Maria como “mãe, artista plástica talentosa”. Mas o que talvez melhor exprima a Maria é sua integridade e sua capacidade de ver antes”, derramou-se ele, numa entrevista à “Trip”, explicando a longevidade de seu relacionamento:
“É algo que precisa ser constantemente reinventado. Não sei quem disse que o amor é uma questão de física, e o casamento de química. Pensando bem, é uma frase péssima, o cara devia ter ficado calado”.