Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Distanciamento social: como está a rotina das crianças dentro de casa

O distanciamento social está mudando a rotina de todo mundo, inclusive das crianças. As aulas estão suspensas no estado desde a metade de março. E sem poder sair de casa nem mesmo para brincar na rua, elas precisam se adaptar à realidade. A equipe da TV Pampa conversou com uma psicóloga para esclarecer algumas dúvidas e ajudar os pais com este atual cenário.

Manter a rotina das crianças ou deixá-las um pouco mais livres dentro de casa? De acordo com a psicóloga infantil, Elisiane Padoin, apesar deste momento delicado, deve-se sim manter um regramento de horários e tarefas.

“Não é um momento de férias pra ela, é um momento delicado que estamos vivendo, até porque, em uma segunda-feira todas foram para a escola e na terça-feira ninguém mais pode sair de casa. Sem entender direito o que estava acontecendo, elas ficaram confinadas e isoladas”, explicou Elisiane.


Assim como para os adultos, a tecnologia também está sendo fundamental para as crianças nas atividades escolares. Assim, elas não perdem o contato com os estudos e conseguem aliviar a saudade dos colegas, através de videoaulas. Mesmo assim, é importante que os pais reforcem o auxílio aos pequenos nas tarefas escolares.

“Isto tem causado um grande incomodo e uma surpresa para as mães também, porque é difícil lidar, explicar essa matéria e passar para as crianças, mas é um aprendizado é uma superação dia a dia”, relatou a comunicadora da Rede Pampa de Comunicação, Karla Krieger.


Além dos estudos, brincadeiras, jogos de tabuleiro e baralho ajudam a fugir um pouco do vídeo game e televisão. Mas também é necessário deixar a criança ter um momento livre.”Eles podem também ficar sem fazer nada, relaxando, curtindo o seu quarto, curtindo os seus brinquedos, curtindo as coisas que eles têm, porque se não parece que tem que se viver em função das crianças para buscar atividades e não é isso, elas também podem decifrar atividades e buscar brincar sozinhas”, disse a psicóloga infantil.


Conforme a psicóloga, os pais devem explicar de uma forma simples para os filhos a pandemia que ocorre no mundo. Entender melhor sobre a situação ajuda os pequenos a diminuir a ansiedade. Até porque ainda vêm alguns dias dentro de casa por aí. Segundo o decreto do governador Eduardo Leite, as aulas presenciais estão suspensas até, pelo menos, o dia 30 deste mês.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Pampa Debates: convidados debatem questões trabalhistas devido a Covid-19
Doenças cardíacas podem aumentar complicações da Covid-19
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play