Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Elon Musk no governo Trump: A confusão gerada por e-mail enviado a todos funcionários públicos dos Estados Unidos

Os principais departamentos do governo federal nos Estados Unidos orientaram seus funcionários a não responderem a um e-mail enviado no sábado por Elon Musk, no qual são questionados o que realizaram no trabalho na semana passada.

O e-mail é parte de uma iniciativa de cortar gastos e reduzir o número de funcionários do governo federal. A força-tarefa está sendo liderada pelo bilionário Elon Musk à frente do recém criado Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).

Musk disse no X que caso os funcionários não respondam ao e-mail até segunda-feira à meia-noite, isso será interpretado como um pedido de demissão. O presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não comentou o e-mail.

A reação ao e-mail de Musk foi mista. Alguns departamentos — como o FBI, o departamento de Estado e o Pentágono — estão entre as agências que instruíram seus funcionários a não responderem à mensagem. Alguns departamentos do governo aconselharam os funcionários a cumprirem a ordem. E houve outros que recomendaram esperar por mais orientações antes de responder.

As orientações conflitantes causaram confusão para centenas de milhares de funcionários do governo.

No sábado, Musk havia dito no X que em breve os funcionários do governo federal receberiam um e-mail solicitando informações sobre o que cada um fez na semana passada no trabalho. Em seguida, milhões de funcionários públicos receberam a mensagem.

Em uma cópia do e-mail obtida pela BBC, os funcionários são solicitados a responder explicando suas realizações da semana passada em cinco tópicos — sem divulgar informações confidenciais.

A agência de recursos humanos do governo federal — Office of Personnel Management (OPM, na sigla em inglês) — confirmou que o e-mail é autêntico.

A mensagem não menciona que a pessoa possa ser demitida caso não responda, apesar da afirmação de Musk no X de que “a ausência de resposta será considerada um pedido de demissão”.

O recém-confirmado diretor do FBI, Kash Patel, enviou e-mail à sua equipe no sábado dizendo que eles não deveriam responder à mensagem.

“O pessoal do FBI pode ter recebido um e-mail do OPM solicitando informações”, escreveu Patel em uma mensagem obtida pela rede americana CBS News.

“O FBI, por meio do gabinete do diretor, é responsável por todos os nossos processos de revisão e conduzirá as revisões de acordo com os procedimentos do FBI.”

O departamento de Estado enviou uma mensagem semelhante, dizendo que a liderança responderia em nome da agência.

“Nenhum funcionário é obrigado a relatar suas atividades fora da cadeia de comando do Departamento”, afirma um e-mail de Tibor Nagy, subsecretário interino de gestão.

O Pentágono disse à sua equipe: “Quando e se necessário, o Departamento coordenará as respostas ao e-mail que você recebeu do OPM.”

O Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências deram a seus funcionários instruções semelhantes.

Em um sinal de que o e-mail do OPM pode ter pego muitos de surpresa, uma figura sênior do Departamento de Justiça escreveu à equipe na noite de sábado para dizer: “Relatos da mídia indicam que o e-mail foi distribuído a funcionários em todo o governo federal.”

A mensagem acrescentou que “neste momento, não temos motivos para acreditar que esta mensagem seja spam ou maliciosa”.

Mais tarde, na noite de sábado, um outro e-mail foi enviado esclarecendo que a mensagem do OPM era “legítima” e que “os funcionários devem estar preparados para seguir as instruções conforme solicitado”.

A mensagem do departamento de Justiça veio com um aviso à equipe: “Não inclua nenhuma informação sensível ou confidencial em sua resposta. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo de sua resposta, entre em contato com seu supervisor.

“Se recebermos orientação ou informações adicionais, atualizarei todos os funcionários, conforme necessário.”

Agências como o Departamento de Transporte, o Serviço Secreto e a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura também incentivaram sua equipe a obedecer à ordem de Musk, segundo relatos.

Outros departamentos, incluindo a Agência de Segurança Nacional, o Serviço de Receita Interna (a receita federal americana) e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, solicitaram que os funcionários aguardassem mais orientações. As informações são do portal BBC News.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Elon Musk diz que funcionários do governo dos Estados Unidos que não voltarem ao escritório serão colocados em licença
Pentágono, FBI e outras agências dos Estados Unidos pedem que seus funcionários não respondam a pedido de Musk
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play