Sábado, 18 de janeiro de 2025

Enem: Rio Grande do Sul é líder absoluto na região Sul do Brasil no quesito de redações com nota de excelência, acima de 950 pontos

A educação gaúcha teve destaque no Enem de 2024. O Rio Grande do Sul é líder absoluto na região Sul do Brasil no quesito de redações com nota de excelência na rede pública. Foram 195 redações de alto nível, mais do que o dobro do Paraná (97 redações) e do que o triplo de Santa Catarina (58). No ranking nacional, o Estado ficou em 10º lugar nesse quesito.

Quando consideradas as redes Pública e Privada, o Rio Grande do Sul também manteve a primeira posição entre os Estados do Sul, com 1.392 redações acima de 950 pontos. Paraná teve 946 e Santa Catarina, 623. Neste quesito, o Estado garantiu o 8º lugar no ranking nacional.

A média da redação deste ano foi de 660 pontos, representando um aumento em relação à média registrada em 2023 (645 pontos). No total, 4.483 participantes da rede pública atingiram notas entre 950 e 980 na redação e 215 alcançaram pontuações entre 980 e mil.

As redações com nota mil foram registradas nas seguintes cidades: Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).

Entre os 12 participantes que obtiveram a nota máxima, a maioria era mulher, com oito redações alcançando os mil pontos. Apenas uma redação de estudante de rede pública tirou nota 1000, de Minas Gerais.

O resultado do Enem 2024 foi divulgado no início dessa semana. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e da redação na página do participante.

Os estudantes que desejam estudar em uma universidade pública podem fazer a inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) de 17 a 21 de janeiro, conforme o calendário do programa.

Esforço dos estudantes

As notas não se reduzem aos números, mas também refletem o esforço individual de cada estudante que buscou ao máximo desenvolver um texto de qualidade. Maria Eduarda Lopes, de 17 anos, da Escola Estadual Castelo Branco, em Salto do Jacuí, alcançou 940 pontos em sua primeira tentativa no Enem. Para ela, a disciplina de redação no currículo escolar foi fundamental. “Minha professora sempre esteve presente, apontando onde eu poderia melhorar. Entender as competências exigidas pela banca fez toda a diferença”, contou.

Já Cauan Bandeira e Rafaela Nunes, ambos da Escola Estadual Demétrio Ribeiro, em Alegrete, tiraram 960 na redação. Para isso, tiveram que criar uma rotina de estudos, em que um ajudava e incentivava o outro. “A gente separava pelo menos um dia por semana para treinar redações e buscava repertórios em filmes, séries e livros”, revelou Rafaela.

Ronilson Santos, aluno da Escola Estadual Dom Feliciano, também se destacou com 920 pontos. Apaixonado por leitura, ele atribui parte do sucesso ao livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, que o ajudou a refletir sobre temas como racismo e cultura afro-brasileira. “Minha professora sempre me incentivou a ir além e sair da zona de conforto”, destacou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Com a presença de Eduardo Leite, indústria química anuncia investimento de R$ 350 milhões no RS
Inflação brasileira pelo IGP-10 desacelera para 0,53% em janeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play