Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 18 de abril de 2019
Por Jornal O Sul
Os contribuintes gaúchos serão chamados a participar da “vaquinha” destinada a cobrir o déficit da CRM, a Companhia Riograndense de Mineração, que fechou seu último balanço de 2018 com prejuízo de R$ 25,7 milhões. O prejuízo aumentou em relação ao balanço de 2017, que foi de R$ 16,3 milhões negativos. Agora, recursos dos impostos que deveriam ir para a saúde, segurança, educação e outras rubricas, terão de ser alocados para cobrir mais um rombo da CRM.
A lista das privatizações
Assim como a CRM, a CEEE, que dá prejuízo e sonega ICMS, e a Sulgás estão na lista das empresas que poderão ser privatizadas sem necessidade prévia de plebiscito. Para isso, a Assembleia precisará votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que autoriza a privatização direta, na próxima terça-feira, dia 23. Ainda há um pequeno grupo formado por pouco mais de uma dúzia de deputados da oposição, que defende que estas empresas “são nossas” e que não podem ser privatizadas.
Deputado suplente do PP poderá assumir comando do IPE Prev
Primeiro suplente da bancada estadual do Partido Progressista, Marcus Vinicius de Almeida poderá ser convidado nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite para assumir o IPE Prev, que cuida da previdência dos servidores. Marcus Vinicius é jovem, mas com 36 anos, já acumula experiência de gestão como prefeito, presidente da Famurs, e diretor da Corsan. Mas ontem não quis comentar a possibilidade de assumir o IPE Prev. Segundo ele, “antes aguardo o convite oficial, e a aprovação pela Assembléia, se for o caso”.
Padilha retorna à Fundação Ulysses Guimarães
O ex-ministro da Casa Civil Eliseu Padilha assume a presidência da Fundação Ulysses Guimarães. Padilha já presidiu a FUG, quando deu ao órgão prestígio nacional, com a implantação de cursos de formação politica e gestão que prepararam quadros do MDB em todo o país.
Movimentos de Eduardo Leite viralizam nas redes
Dois movimentos feitos nos últimos dias pelo governador Eduardo Leite viralizaram nas redes sociais com severas críticas. O primeiro deles, quando posou ao lado da deputada federal Maria do Rosário, e de outros deputados na entrega de viaturas para a Polícia Civil e Brigada Militar. Depois, quando recebeu no Palácio Piratini, líderes do Movimento Sem Terra, organização sem personalidade jurídica. O governador já respondeu num primeiro momento que age como “governador de todos os gaúchos”.
Um suicídio na Lava-Jato
O suicídio do ex-presidente do Peru, Alan Garcia, quando era detido em um desdobramento da Operação Lava-Jato naquele país, mostra que a dimensão do escândalo com o protagonismo do grupo Odebrecht e de outras empreiteiras brasileiras ganha dimensões dramáticas. No Brasil, dois ex-presidentes conheceram as grades, mas nenhum deles mostrou sinais até agora de que possa cometer algum ato tão extremado: Lula já com duas condenações e Michel Temer, preso para averiguações há poucos dias.