Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 20 de junho de 2023
Ativista iraquiana na defesa dos direitos humanos e vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2018, Nadia Murad será a convidada especial de um painel a ser realizado na sede do Ministério Público gaúcho, nesta quarta-feira (21). O evento ocorre às 10h no auditório Mondercil Paulo de Moraes.
Na abertura do painel, o procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, entregará à convidada o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, honraria que reconhece personalidades que se dedicam à defesa dos direitos humanos e à proteção da infância e da juventude.
O evento é restrito aos membros e associados das instituições que promovem a atividade e estão sujeitas à lotação do local. Devido às restrições contratuais é vedada a gravação em audiovisual do painel e a publicação de qualquer material em vídeo nas redes sociais.
À noite, a partir das 20h, no Teatro Unisinos campus Porto Alegre, Nadia Murad fará uma das conferências mais aguardadas da atual temporada do Fronteiras do Pensamento.
Nadia Murad
Nascida no Iraque e pertencente à minoria yazidi, Nadia Murad foi sequestrada pelo grupo extremista Estado Islâmico em 2014, aos 21 anos, e foi explorada sexualmente.
oi prisioneira durante três meses, período no qual viu seu povo ser assassinado e perdeu diversos membros da família. Após conseguir escapar, passou a compartilhar sua história de sobrevivência, tornando-se um símbolo da luta contra o tráfico sexual de mulheres e o uso da violência sexual em guerras e conflitos armados. Em 2018, Nadia dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o médico congolês Denis Mukwege.