Sábado, 28 de dezembro de 2024

Envelhecimento do couro cabeludo: cientista explica cuidados com cabelos após os 50 anos

Você sabia que o cabelo também envelhece? Pois é. Com o passar dos anos, de forma bastante natural, o nosso corpo envelhece como um todo. Entre essas mudanças, o envelhecimento do couro cabeludo e, claro, dos cabelos. A cientista e empresária do ramo da saúde/beleza Jackeline Alecrim explicou como acontece esse envelhecimento, além de pontuar os cuidados necessários após os 50 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como a pele, os cabelos também envelhecem devido à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, fumo, estresse, deficiências nutricionais e químicas capilares. Segundo Jackeline, após os 35 anos se perde progressivamente cerca de 5% da densidade capilar ao ano.

“Diante dessa perda progressiva da densidade é necessário o cuidado ainda mais forte com o couro cabeludo, já que os fios podem ficar ainda mais ressecados diante da aplicação de tinta para esconder os fios brancos, por exemplo”, disse. Com o encurtamento na fase de crescimento capilar que também acontece com o passar dos anos, os cabelos já não têm tanto tempo para crescerem e ficarem fortes. Para além disso, fatores externos como a poluição, o sol e hábitos prejudiciais também contribuem a aumentar a liberação de radicais livres que aceleram o envelhecimento e o embranquecimento dos cabelos.

Conforme Jackeline, as principais características do envelhecimento capilar que podem ser pontuadas são a diminuição na quantidade dos fios, a mudança na coloração, o diâmetro, a curvatura e a composição estrutural dos lipídeos na haste, tornando os fios mais ressecados. Ainda conforme a cientista, as alterações estruturais dos fios podem ser amenizadas com o uso de filtro solar, máscaras reparadoras e de complexos vitamínicos.

“Já existem produtos no mercado que, com fórmulas inovadoras, possibilitam a prevenção do afinamento dos fios bloqueando a ação de radicais livres que afinam os fios e prejudicam o funcionamento dos folículos pilosos. Os produtos também podem aumentar a vascularização do couro cabeludo, melhorando a chegada dos nutrientes que são necessários, além de acelerar a reposição de novos fios e reduzir a queda capilar evitando que o cabelo fique “ralo” e sem vida”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Estilo de Vida

Nasa agenda outra tentativa de lançamento da missão lunar Artemis 1
“Cogumelo mágico” psicodélico pode ajudar alcoólatras a parar o consumo de bebidas alcoólicas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play