Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de março de 2022
“Envolver”, de Anitta, se tornou na manhã desta quinta-feira (24) a segunda música mais tocada no Spotify, maior plataforma destinada à música no mundo. A canção em espanhol segue em crescimento no serviço de streaming, com 3,5 milhões de reproduções. É a primeira vez que um artista brasileiro chega a essa posição no Spotify.
Ao saber que a música tinha atingido o segundo lugar, a cantora interrompeu os ensaios para seus shows no Coachella (ela se apresenta no festival californiano nos dias 16 e 23 de abril) e fez um vídeo de comemoração, publicado em suas redes sociais.
No dia anterior, Anitta estava em quarto lugar no Spotify, atrás de “Stay” (Kid LAROI e Justin Bieber), “Enemy” (Imagine Dragons e JID) e “Heat waves”, do grupo Glass Animals, está em primeiro lugar). Enquanto isso, na parada da Billboard Global, a música está em 19º lugar e crescendo.
De sexta-feira (18) até esta quinta (24), “Envolver” subiu do 17º lugar para o 2º lugar graças, sobretudo à coreografia que viralizou no TikTok. A funkeira é a primeira artista brasileira a ingressar no Top 10, desbancando músicas de Lil Nas X, Ed Sheeran e Justin Bieber, Adele e Camila Cabello.
De acorco com o Spotify, os dez países que mais têm escutado o hit “Envolver” são Brasil, México, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina, Espanha, Colômbia, Equador e Guatemala. No YouTube, 45% do consumo do clipe da música vem do Brasil.
Dança de sucesso
Muito desse sucesso vem através das redes sociais e de seus desafios de dança. O clipe de “Envolver” apresentou uma coreografia que viralizou no TikTok, e está entre as 10 músicas mais escolhidas pelos usuários nos Estados Unidos. O clipe da música, dirigido pela própria Anitta e produzido por Harold Jimenez, já tem mais de 63 milhões de visualizações no YouTube.
O recorde anterior da cantora era com “Vai Malandra”, que chegou ao 18º lugar mundial. “Envolver” também está no Top 50 de todos os países da América Latina e na 2ª posição no Brasil.
El paso de Anitta
De acordo com dados também do Spotify, mais da metade dos ouvintes de “Envolver” são do exterior. De olho no fenômeno digital, a própria Anitta tem incentivado os fãs a embarcar na brincadeira e a publicar vídeos reproduzindo a coregrafia, realizada em posição de flexão, com os glúteos para cima. Em países hispano-americanos, o termo “El paso de Anitta” se tornou uma das palavras mais digitadas na internet.
A cantora celebrou o momento: “Estou super cansada, mas com certeza vendo tudo e muito feliz. Hoje é meu dia de dormir, mas amanhã volto pra mandar mais carinho de volta pra todos”, escreveu Anitta, no Instagram.
Como revelou Anitta, a Warner Records, gravadora responsável por seus discos, apresentou resistência em lançar a música “Envolver”. “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria forçar para lançar isso sozinha”, contou.
O clipe de “Envolver” é o mais simples entre as últimas produções lançadas por Anitta. Com baixo custo, o vídeo aposta mais na coreografia, que ela realiza ao lado do modelo marroquino Ayoub.