Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Espiritismo e 200 anos de história em um só romance

Assim como o primeiro livro da trilogia Repercussões de outrora, o segundo volume da coleção cativa leitores simpatizantes do espiritismo e também os que gostam de um bom romance histórico.

Em Entardecer no Pampa, o professor universitário Ricardo Ribeiro Alves conecta 200 anos de histórias e personagens que passam pela França, Roma Antiga, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Neste volume, o leitor se aprofunda na amizade de Tobias e Honório, personagens que se conhecem em um seminário no Rio Grande do Sul, em 1939, mas se separam quando um decide seguir a vocação e o outro volta para a cidade natal no Pampa.

Já na segunda metade do livro, Ricardo detalha o reencontro dos dois protagonistas em 2017, no Rio de Janeiro, além de dar sequência na história retratada no primeiro livro da trilogia.

Com o fracasso das últimas duas vidas, a espiritualidade iria tornar a vida dele um pouco mais difícil, não para fins de punição, mas para o seu aprendizado. (Repercussões de outrora: entardecer no Pampa, p. 181).

Ainda no prólogo, o leitor é levado à Roma Antiga do ano 157 d.C. e, posteriormente, ao Rio Grande do Sul ao ano de 1810. É apenas no final do volume que o leitor conecta os dois cenários nos séculos 18 e 19. Apesar de ficcional, a trilogia guarda uma reflexão: somos responsáveis pelo nosso destino e nunca é tarde para consertar erros, repensar a vida e ter otimismo diante das adversidades.

O terceiro e último tomo da série, previsto para dezembro, perpassará a África Ocidental, Espanha, interior de Minas e volta ao Rio de Janeiro contemporâneo onde as três histórias se conectarão novamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Centro de Valorização da Vida de Porto Alegre realiza curso gratuito de preparação para novos voluntários
Britney Spears relembra reabilitação em 2019 e xinga os pais: “Que queimem no inferno”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play