Domingo, 22 de dezembro de 2024

“Estamos praticamente chegando lá”, diz Jair Bolsonaro sobre ingresso do Brasil na OCDE

O presidente Jair Bolsonaro negou nesta quinta-feira (10) que o governo dos Estados Unidos tenha desconsiderado o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em live no Facebook, Bolsonaro afirmou que o apoio dos norte-americanos à entrada de Romênia e Argentina já era conhecido e que o Brasil terá sua oportunidade de integrar a OCDE.

“Estamos praticamente chegando lá, só que dois países estavam na frente, Argentina e Romênia, e isso foi mais uma vez externado hoje”, disse Bolsonaro. “Não é chegou e vai entrando. Eles fazem uma seleção, e a seleção é a conta-gotas, para exatamente esse novo país que entra cumpra tudo aquilo que está no Estatuto da OCDE, porque eles não podem errar. E o Brasil, vai chegar a sua hora”, completou.

Mais cedo, a agência de notícias Bloomberg informou que o governo dos Estados Unidos, por meio do secretário de Estado Mike Pompeo, rejeitou um pedido para discutir o aumento de integrantes na OCDE, grupo que reúne 36 países, sendo a maioria da Europa e América do Norte. Segundo a agência, a informação constava em uma carta enviada por Pompeo ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. No documento, os EUA confirmam apoio formal à entrada da Argentina e da Romênia no grupo.

A Embaixada do Estados Unidos divulgou nota oficial para reafirmar o apoio ao ingresso do Brasil na organização, mas ressaltou que a expansão da OCDE deve seguir “um ritmo controlado que leve em conta a necessidade de pressionar as reformas de governança e o planejamento de sucessão”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Homem é condenado a 89 anos por matar ex-companheira e enteadas em Bom Princípio
Vereador suspeito de extorsão deixa Cadeia Pública de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play