Sábado, 22 de fevereiro de 2025

Evento em Porto Alegre discutirá iniciativas de segurança alimentar

Na próxima segunda (24) e terça-feira, Porto Alegre sediará a oficina “Estratégia Alimenta Cidades”, reunindo representantes governamentais e da sociedade, incluindo protagonistas locais, para aprofundar o diagnóstico situacional da agenda alimentar urbana. O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Também serão apresentados programas e ações de segurança nutricional implementados pela prefeitura da capital gaúcha com o objetivo de construir um entendimento comum sobre desafios e oportunidades, bem como pautas prioritárias e outros aspectos. O titular da SMIDH, Juliano Passini, ressalta:

“O primeiro passo é identificar os principais desafios no segmento, e é justamente neste evento que teremos a oportunidade de analisar o diagnóstico a ser apresentado. A partir daí, a cidade consegue, de forma conjunta, priorizar os pontos falhos e pensar em soluções eficazes”.

O evento é destinado a representantes governamentais municipais e estaduais (técnicos e autoridades) e não governamentais convidados pelo município, além de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Social e equipe do Instituto Comida do Amanhã. Confira, a seguir, um resumo da programação, distribuída em diferentes locais da cidade.

– Segunda-feira: as atividades serão realizadas das 9h às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores – avenida Loureiro da Silva nº 255, Centro Histórico.

– Terça-feira: visitas técnicas ao Restaurante Popular do Centro (rua Garibaldi nº 461, também no Centro Histórico); Horta do Centro (rua José do Patrocínio nº 70, bairro Cidade Baixa); Mercado Público (Largo Glênio Peres, Centro Histórico); e Centro Agrícola Demonstrativo (Estrada Berico José Bernardes nº 2.939, em Viamão).

Restaurantes populares

A capital gaúcha conta com seis restaurantes populares, abertos a partir das 11h. O serviço tem como público-alvo indivíduos em situação vulnerabilidade social, que acessam as unidades mediante cadastro que pode ser feito de forma instantânea.

– Centro Histórico: rua Garibaldi nº 461 (segunda a domingo);
– Vila Cruzeiro (Zona Sul): rua Dona Otília nº 210 (segunda a sexta-feira);
– Bairro Lomba do Pinheiro (Zona Leste): rua Cacimbas nº 159 (segunda a sexta-feira);
– Bairro Restinga (Zona Sul): estrada Chácara do Banco nº 71 (segunda a sexta-feira);
– Bairro Rubem Berta (Zona Norte): rua Caetano Fulginiti nº 95 (segunda a sexta-feira);
– Bairro Arquipélago (Ilhas do Guaíba): rua Oscar Schmitt nº 67, Ilha da Pintada (segunda a sexta-feira).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Em uma semana, Porto Alegre tem quase 1.200 multas por excesso de velocidade
Guias de pagamento da primeira parcela do IPTU 2025 de Porto Alegre já estão disponíveis
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play