Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 21 de junho de 2022
Um estudo desenvolvido pelo King’s College London, no Reino Unido, revelou que cerca de 15 minutos por dia de exercícios – especificamente, 15m09s – proporcionam melhora do bem-estar mental e ajudam a conter a ansiedade. Esse número “mágico” torna mais simples a missão dos que dispõem de pouco tempo em meio ao dia a dia para frequentar uma academia ou praticar esportes. E há dicas de como garantir sua atividade física diária até mesmo sem sair de casa.
“Manter-se ativo durante o dia já traria grandes benefícios para a saúde: reduzir o tempo sentado, optar por usar escadas, caminhar mais… Essas atitudes levariam a um aumento do gasto energético e à liberação de uma cascata de hormônios benéficos à saúde, pois hoje sabemos que a nossa musculatura é um grande órgão endócrino, que só funciona sendo movimentado”, detalha.
O estudo revela que quando o indivíduo adere à prática de exercícios físicos, “o corpo passa a trabalhar melhor, por estar sendo estimulado”. E ressalta que atividades aeróbicas como caminhar, correr ou andar de bicicleta “tendem a condicionar o coração, assim, ele fica até menos exposto às taquicardias, um dos sintomas das crises de ansiedade”.
Para quem não pode aderir às atividades na rua, é indicado sessões de exercícios funcionais domésticos, alternando membros superiores e inferiores.
– Agachamentos (sentar e levantar de uma cadeira por 20 segundos, inspirando na descida do movimento e expirando na subida);
– Corridas estacionárias;
– Subir e descer escadas (estímulos de 20 a 30 segundos, com descansos por período igual ou superior aos estímulos);
– Polichinelos;
– Dança; e
– Yoga.
Peso do corpo
Exercícios que usam o peso do próprio corpo também são uma boa alternativa. O mais importante, porém, é a regularidade da prática:
O melhor exercício ou o melhor treino é aquele que você tem tempo para fazer. Consistência é necessária para que o corpo entenda o que está acontecendo e reaja com os benefícios que o exercício traz para a saúde.
Aplicativos
O uso de aplicativos para exercícios em casa também podem fazer parte da sua rotina sem precisar ir até uma academia ou enfrentar dias frios logo pela manhã.
O objetivo desses apps e serviços e funcionarem como uma espécie de personal trainer, indicando séries de exercícios que façam sentido de acordo com o seu nível de condicionamento e objetivos de médio e longo prazo.
A boa notícia é que muitos desses apps têm aulas gratuitas e que podem ser aproveitadas mesmo por quem não está disposto a pagar uma assinatura mensal. Ainda, se você estiver disposto a investir, faça as contas e descubra que eles podem valer a pena para você economizar no condicionamento.